Uma multidão ocupou na noite desta quarta-feira (30) a orla de Ponta Verde para apreciar a superlua Azul. O fenômeno acontece no momento do perigeu, ou seja, quando a distância entre a lua e a Terra é a menor de 2023. Segundo a Nasa, outra ocasião especial como essa só vai ocorrer daqui a nove anos.
Na orla da Ponta Verde, uma programação diferenciada foi montada pela prefeitura para receber maceioenses e turistas para prestigiar de perto o momento, que acontece, especificamente, às 22h35, horário de Brasília.
Os visitantes tomaram conta da areia da praia já no final da tarde desta quarta. A Prefeitura de Maceió programou um DJ e uma banda musical para animar a noite.
Moradores e turistas levaram cadeira, mesa e até comida. Às 21h30, a maré da orla de Ponta Verde fica a 0.1, o que significa que o caminho de Moisés, passeio turístico do estado, é aberto para o desfrute da superlua Azul.
A visitante Renata foi equipada para aproveitar o momento da melhor forma. “Eu tenho uma sexta-feira na minha quarta. A gente preparou tudo. A lua está perfeita”, afirmou ela em entrevista à TV Gazeta.
Seu companheiro complementou: “Nem é véspera de feriado, quarta-feira diferenciadíssima e nem é verão. Alagoas abençoada. Paraíso desse só em Alagoas”, comemorou também à TV Gazeta.
O que é a Superlua Azul
Conforme explicou ao G1 o professor do Observatório de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, Rodolfo Langhi, a superlua Azul é a junção, como o nome já diz, da Lua Azul com a superlua.
Segundo ele, o primeiro acontece na segunda lua cheia do mês. Já a superlua é quando o satélite fica mais próximo da terra, tornando-a mais visível aos observadores.
O fenômeno, contudo, já ocorre desde o dia 25 de agosto. No entanto, nesta quarta e quinta-feira (31), ela estará no perigeu, chegando ao seu apogeu, quando chega à distância mais próxima da terra: 357.344 quilômetros do planeta. Em média, a distância entre a Terra e a Lua é de cerca de 384.400 quilômetros.
0 Comentários