A celebração da Paixão de Cristo foi acompanhada, em Maceió, por uma multidão de fiéis que participaram, no final da tarde desta sexta-feira (30), da Procissão do Senhor Morto, onde a Igreja Católica relembra a crucificação de Jesus Cristo, como parte das celebrações da Páscoa.
Para os cristãos de fé católica, a sexta-feira não é apenas um feriado, é uma celebração de respeito, marcado pelo jejum, silêncio e oração, diante da morte de Jesus Cristo.
Na Catedral, as celebrações começaram com a retirada da imagem do corpo de Jesus da cruz onde. Em seguida a imagem é levada para dentro da igreja onde será preparada para a procissão, que relembra o caminho até o túmulo onde o corpo dele teria sido sepultado; veja o vídeo:
Os fiéis acompanharam padres e o arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz, pelas ruas do Centro. A procissão retornou a Catedral Metropolitana de Maceió, onde a caminhada foi encerrada. “É reviver, mas na pessoas daquele que está sofrendo hoje, carregando a cruz, sem esperança, massacrado, humilhado, excluído. É esse o Cristo vivo, que na nossa fé nos reverenciamos na morte e na ressurreição do Cristo, o filho e Deus e nosso Salvador”, disse o arcebispo.
Não houve missa, uma vez que a igreja católica não realiza celebrações deste tipo nesta data. Após a procissão as igrejas fecham as portas só voltando a abri-las no sábado, quando a Igreja Católica celebra a vigília pascal, onde os fiéis aguardam para comemorar a ressurreição de Jesus.
Fonte: TNH
0 Comentários