A noite deste domingo (27) terá nos céus um espetáculo presenciado há 33 anos e que só irá se repetir agora em 2033. Um eclipse total da Lua ocorrerá simultaneamente a uma superlua, a conjunção astronômica é rara e será visível a olho nú.
O espectadores podem esperar um show a céu aberto. Como efeito combinado do eclipse com a superlua, o astro começará a escurecer e ganhar uma coloração avermelhada, conhecida como “Lua de Sangue”.
Segundo o coordenador do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), professor Adriano Aubert, o eclipse deve começar por volta das 21h11 de domingo, terminando na madrugada de segunda-feira (28), por volta das 2h22 da manhã. Espera-se ainda que a lua ela esteja 30% mais brilhante e 14% maior do que o normal.
Para quem desejar observar melhor o fenômeno, o OAGLL estará aberto especialmente neste domingo, a partir das 20h. A observação em pelo menos três telescópios é gratuita e o observatório fica no final do Cepa, na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, em Maceió.
“Será possível visualizar o eclipse de qualquer ponto de Maceió. No observatório, vamos tirar fotos, fazer a cronometragem da cratera lunar e medir o grau de escurecimento do fenômeno”, diz o professor.
Apesar de começar por volta das 21h11, o fenômeno só será percebido com maior impacto a partir das 22:30, quando metade da lua estará encoberta pelo eclipse. O momento de maior escuridão será entre 23h11 e 00h23.
Fonte: G1
0 Comentários