Buscando valorizar e prestigiar artistas locais a 8ª edição da Festa Literária da cidade de Marechal Deodoro, a Flimar 2017, levou centenas de pessoas ao Centro Histórico nesta quarta-feira (22). O evento segue até o sábado (25).
Com o tema ‘Cultura da Escrita à Música’, o público marcou presença para conferir as apresentações de cinco orquestras filarmônicas na noite da abertura, que aconteceu no Dia do Músico.
Duas grandes personalidades do município são os homenageados do festival: o escritor, advogado, jornalista e político, Aureliano Cândido Tavares Bastos, e o instrumentista, compositor e construtor de rabecas, Nelson dos Santos, o ‘Nelson da Rabeca’.
E essa é a primeira Flimar que a dona de casa Linara Santos levou a família. Com seu marido e filho de oito meses, ela disse estar gostando muito do que assistiu. “É muito importante para a cultura. Viemos para ver as apresentações e gostamos muito”, disse.
Já a jovem Vitória Lima, 21, marca presença e sube ao palco do festival para se apresentar desde os 16 anos. Ela é integrante da Sociedade Musical Carlos Gomes.
“Não tem nem como explicar, é muita emoção. Fico muito feliz com o reconhecimento e com a reação das pessoas, assim como com a melhora na estrutura do evento neste ano”, coloca Vitória.
Durante os quatro dias de festa os participantes podem mergulhar no mundo da literatura, da música e das manifestações culturais com uma programação vasta.
Para o secretário de Cultura do município, Diego Lima, há um vasto celeiro de pessoas importantes e esse é o momento deles.
“Não desmerecendo o estado, mas chegou a hora de cuidar e valorizar um pouco das pessoas do nosso lugar. Tanto na Flimar como no troféu Manoel Alves de França do Dia do Músico, cedido aos maestros. Todos os homenageados foram deodorenses”, justifica.
O secretario disse que entre as novidades na programação está um centro gastronômico e café literário em mais dias de evento. “Nós formamos um quadrante com atividade simultâneas. Mas que uma não atrapalha a outra e que todos busquem aquilo de maior interesse”, expõe.
O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, ressaltou a importância do evento, que enaltece a cultura local. “A Flimar se espalhou pela cidade. Nós temos uma cultura muito rica, mas que estava adormecida. Nós estamos a abrindo para o progresso e desenvolvimento”, completou.
0 Comentários