Encontro aconteceu no auditório do Conservatório Musical, no centro da cidade.
Da Redação
Proposta pelo vereadores Neilton Costa e Jorge Mello, uma audiência pública para discutir temas ligados a segurança pública no município de Marechal Deodoro foi realizada na manhã desta quarta-feira (06). Entre as autoridades políticas presentes estavam o Prefeito Cláudio Filho Cacau, seu vice Walter Avelino e vereadores.
Já na área da segurança propriamente dita e representando o Estado, estavam reunidos o titular do 17º Distrito Policial, Delegado Manoel Cavalcante e o Major Eliezer, Comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar do Estado de Alagoas. Também houve a participação da GCM e da SMTT.
A audiência foi transmitida ao vivo pela FM Mares do Sul, dentro do programa Bom Dia Marechal, comandado pelo radialista Olímpio Galvão “Popa”, tendo o repórter Ely Correia conversando com as autoridades presentes no local do evento.
Temas abordados durante a audiência
A temática variada discutiu as vertentes da violência na cidade de Marechal Deodoro e seus laços direto com o tráfico e o consumo de entorpecentes, que são recorrentes não só no município como também em outras regiões do estado e do país. Foi discutido também a situação de regiões consideradas mais vulneráveis as ações delituosas, como é o caso da Massagueira e Barra Nova, pela proximidade com a capital Maceió.
O Delegado Manoel Cavalcante citou a necessidade de integração entre as forças policiais como forma de combater os crimes de maior potencial ofensivo, como é o caso dos roubos, tráfico de drogas e homicídios. Já o Major Eliezer destacou a importância do trabalho ostensivo feito pela PM em parceria com as demais unidades da corporação, além de ratificar a parceria com os demais órgãos da segurança pública.
Todos concordaram que um futuro sistema de videomonitoramento na cidade de Marechal Deodoro seria uma importante ferramenta de combate a violência, aliado a políticas públicas voltadas para evitar que crianças e adolescentes sejam aliciadas por traficantes. Principalmente nas portas das escolas.
Embora de grande importância para a população deodorense, a audiência teve pouca adesão do público ao chamamento feito pela Câmara de Vereadores, já que de uma discussão mais ampla com a sociedade, poderia resultar em estratégias mais efetivas de ação das forças de segurança no enfrentamento da violência.
Fotos: André Marechal
0 Comentários