Uma equipe formada por integrantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está percorrendo as escolas dos municípios, onde está sendo realizada a Campanha de Combate às Verminoses, para verificar como está sendo a participação dos alunos. Nesta quarta-feira (20), a técnica do ministério, Jurema Brandão e a gerente de Agravos Transmitidos por Vetores, Zoonoses e Fatores Ambientais, Marina Acioly, estiveram na Escola Municipal Altina Ribeiro Toledo, em Marechal Deodoro.
“Estamos percorrendo as unidades de ensino para verificar se toda a estratégia determinada pelo Ministério da Saúde está sendo aplicada nas escolas, uma vez que cada município tem uma meta a cumprir e, ainda, observar se os pais estão atendendo ao pedido e autorizando a participação das crianças”, disse Marina Acioly. A campanha prossegue até sexta-feira (22) e, nesta quinta-feira, a equipe estará em Cajueiro e Viçosa.
Em uma das unidades de ensino de Atalaia, a gerente explicou que a direção da escola fez um trabalho educativo com as crianças. Instalaram um painel, onde colocaram informações essenciais sobre as verminoses e as práticas que devem ser utilizadas para combater os parasitas. Marina Acioly frisou que é importante esse tipo de trabalho, porque estimula as crianças e os pais a conhecerem mais sobre o problema e o tratamento adequado.
As geohelmintíases são doenças parasitárias intestinais, que provocam dores abdominais, diarréia, anemia, perda de peso, barriga grande e outras doenças. Elas acometem mais as crianças e, por conta disso, a técnica do Ministério da Saúde, Jurema Brandão, alerta que é necessário informar os pais ou responsáveis a procurar, na escola ou na Unidade de Saúde, informações a respeito da doença.
Destinada aos 49 municípios prioritários, a campanha “Hanseníase e verminoses tem cura: é hora de prevenir e tratar” recebeu ainda a adesão de três municípios alagoanos de forma espontânea – Paulo Jacinto, Limoeiro de Anadia e Minador do Negrão. A proposta da ação é livrar as crianças dos vermes com apenas uma dose do medicamento Albendazol 400 mg.
Do Real Deodorense
0 Comentários