Alagoas apresenta uma média de registro de um caso de Aids por dia, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Assim como o Brasil, o Estado apresenta uma epidemia crescente da doença, ocupando o 20º lugar no ranking de número de casos no país e a 4ª posição do Nordeste, ficando atrás de Pernambuco, Maranhão e Ceará.
Devido aos números crescentes de casos de Aids no Nordeste, Norte e Sul do país, o Ministério da Saúde (MS) aliou a estratégia da Campanha Nacional de Mobilização Fique Sabendo – que incentiva a realização do teste da Aids e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame – ao Dia Mundial da Luta Contra Aids, celebrado no dia 1º de dezembro.
Com o lema “1º de Dezembro: Dia Mundial de Luta Contra Aids. Faça o teste da Aids. Não fique na dúvida, fique sabendo”, o MS tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do HIV, o sigilo e a confidencialidade do teste, além do respeito aos direitos humanos. Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Cleide Moreira, o teste da Aids é importante porque o diagnóstico precoce é a única forma de evitar as mortes prematuras.
“A taxa de detecção da Aids é crescente, assim como também tem aumentado o número de casos de pessoas infectadas e também o percentual de mortalidade. Isso se deve ao diagnóstico tardio, visto que hoje a doença possui tratamento medicamentoso que fortalece o sistema imunológico e aumenta, consideravelmente, os anos de vida do paciente”, explicou Cleide Moreira.
Municípios
A estratégia Fique Sabendo acontece em Penedo e Marechal Deodoro – nos PSFs Estiva e Taperaguá, nos dias 26, 27, 28 e 29 de novembro, tanto nas Unidades de Saúde das cidades quanto na Festa Literária de Marechal Deodoro – Flimar. Ainda no dia 28, a testagem acontece também em Arapiraca, no Largo Dom Fernando Gomes. No dia 30, o Fique Sabendo continua nas três cidades e ainda em Maceió – no PAM Salgadinho e no Calçadão do Comércio.
Fonte: Real Deodorense
0 Comentários