A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou, ontem, um panorama sobre as três doenças mais comuns e que exigem um trabalho diário e incansável de prevenção. Nos últimos 277 dias tem se tornado comum pacientes com sintomas de dengue, febre chikungunya e Zika vírus. Apesar das semelhanças entre sintomas e o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, as doenças são totalmente diferentes e o tratamento, também.
De acordo com o panorama divulgado pela Sesau, de 1º de janeiro a 5 de outubro deste ano, aproximadamente 22,5 mil pessoas foram atendidas com suspeita de dengue em hospitais alagoanos. Nesse mesmo período em 2014, foram registrados apenas 14,2 mil em Alagoas. Ou seja, um aumento de 8,3 mil casos.
Segundo o levantamento realizado diariamente pelo órgão, oito municípios estão com a epidemia da doença, onde foram registrados 300 ou mais casos suspeitos por 100 mil habitantes. São eles: Arapiraca, Junqueiro, Mata Grande, Belém, Canapi, Major Izidoro, Marechal Deodoro e Penedo. Em 35 cidades, há o risco de surto da doença, onde foram registrados entre 100 e 300 casos/100 mil habitantes. Já em 31 municípios a situação está em alerta e nos demais a situação foi classificada como satisfatória.
O Zika vírus e a febre chikungunya são doenças que foram descobertas recentemente no Brasil e que possuem o mesmo mosquito transmissor e semelhanças nos sintomas, mas são viroses completamente diferentes. Desde o início do ano, 13 casos foram confirmados de Zika em Alagoas. Já a chikungunya não teve nenhum caso registrado este ano.
Gazetaweb
Essa notícia de epidemia de dengue em nossa marechal, é o foco dessa má administração, que se diz ter uma saúde exemplar, tudo desse prefeito é uma verdadeira farsa. MELHORES DIAS VIRÃO.
TEMOS UM GESTOR MUNICPAL QUE NÃO CUIDA DA SAÚDE DA POPULAÇÃO, NA MASSAGUEIRA A RUAS NÃO LIMPA PARA QUE SERVE O IPTU, UM CONTADOR SEC DE SAUDE NÃO ENTENDE DE SAUDE ENFIM UM CAOS NA SAÚDE DE MARECHAL