
Do início do ano até o momento, Maceió registrou 30 casos confirmados de meningite, dos quais 11 evoluíram a óbito. Devido à grande quantidade de registros, surgiram rumores sobre um possível surto de meningite na capital, mais precisamente, em um supermercado, no bairro do Trapiche da Barra.
Dois funcionários que trabalhavam no estabelecimento faleceram depois de terem confirmado o diagnóstico da doença. As mortes ocorreram, respectivamente, no dia 16 e 29 de setembro. O último a falecer já estava desligado da empresa. A Secretaria de Saúde de Maceió, no entanto, descartou a possibilidade de surto de meningite. De acordo com a SMS, ambos morreram por tipos diferentes da doença.
Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosicleide Barbosa, foi constatado que não há surto. “Não existe surto de meningite neste supermercado. O que houve foi grande veiculação de notícias falsas.
Houve dois óbitos. O primeiro caso foi por meningite viral de funcionário da empresa e o segundo óbito é de um ex-funcionário da empresa, que há dois meses já se encontrava desligado da empresa, e foi por meningite pneumocócica”, explicou a coordenadora.
A equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde visitou o estabelecimento e, na ocasião, identificou um terceiro caso suspeito.
Entretanto, após avaliação médica a hipótese de ser meningite foi descartada pela equipe de infectologistas. O paciente encontra-se estável e permanece em monitoramento.
Segundo ela, desde o surgimento dos rumores, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, manteve contato com a gerência e com o setor de Recursos Humanos da empresa, além dos profissionais de Medicina do Trabalho, fornecendo informações.
0 Comentários