Um idoso identificado como José Pedro Carvalho dos Santos, de 67 anos, morreu no início da manhã desta quinta-feira (09), após sofrer uma queda da própria altura na Vila Kennedy, bairro Vergel do Lago, periferia de Maceió, onde residia. A esposa de José Pedro, porém, denunciou, em entrevista à Rádio Gazetaweb, que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), acionado logo em seguida, demorou a chegar ao local da ocorrência.
O Samu, por sua vez, nega que tenha havido negligência, garantindo ter chegado ao endereço informado em 17 minutos. A família de José Pedro, contudo, diz que a demora foi de duas horas.
Em nota encaminhada à imprensa, a assessoria de comunicação do Samu informou que a equipe de socorristas realizou todos os procedimentos necessários, com o intuito de evitar o óbito do paciente. Segundo a assessoria, a primeira ligação sobre o caso foi recebida às 7h03min.
O Samu então encaminhou uma Unidade de Suporte Básico (USB), com dois técnicos de enfermagem e um condutor socorrista. A unidade deixou a base do Samu, ainda de acordo com a assessoria, às 7h20. Ao chegar ao local, a equipe percebeu que o caso era considerado grave, solicitando o apoio de outros profissionais.
Segundo a assessoria, estes profissionais foram deslocados imediatamente. A assessoria garante também que a Unidade de Suporte Avançado (USA), contendo uma médica, um enfermeiro, uma técnica de enfermagem e um condutor socorrista, chegou ao local às 7h38, mas o paciente foi a óbito.
“Inicialmente, a pessoa que fez a ligação telefônica disse achar que o caso não era grave, afirmando que a familia iria levar o paciente para o hospital”, diz trecho da nota do Samu, cuja assessoria também garante que a solicitação foi feita posteriormente, quando então uma equipe se deslocou para o socorro, às 07h03, chegando ao endereço em 17 minutos.
Fonte: Gazeta Web
0 Comentários