Pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) com dez marcas de filtros solares para adultos mostrou que sete têm fator de proteção solar (FPS) inferior ao informado no rótulo. Desses, dois não protegem contra os raios UVA e cinco não apresentam fotoestabilidade (capacidade de manter a eficácia durante uma hora de exposição à radiação).
Entre as análises feitas, foram testados produtos com FPS 30 das marcas Avon, Banana Boat, Cenoura&Bronze, Coppertone, La Roche-Posay, L’Oreal, Nivea, O Boticário, Red Apple e Sundown.
A pesquisa da Proteste verificou se os produtos apresentavam proteção UVB de acordo com o que informam no rótulo, se possuíam proteção UVA , se eram estáveis nas condições de uso e resistentes à água, além de não irritantes à pele. Também foram checados se eram hidratantes, se ocorria desperdício na embalagem e se a fórmula eraagradável ao uso.
Segundo a Proteste, será solicitado à Anvisa a padronização de como o índice de proteção UVA é informado na embalagem. “Também iremos pedir que o prazo de validade após a abertura do frasco seja determinado”, informou o órgão.
A associação afirmou também que muitas marcas testadas não são fotoestáveis. Como o ensaio de fotoestabilidade não é obrigatório pela legislação brasileira, também será pedido a inclusão na legislação de ensaios que comprovem a fotoestabilidade dos filtros solares.
Ainda segundo a associação, os produtos que apresentaram FPS abaixo do que está no rótulo serão denunciados ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça (Senacon) e à Anvisa.
Fonte: R7
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