Considerada pela Polícia Militar (PM) como uma das cidades mais violentas do Estado, onde já foram registrados, somente este ano, cerca de 50 homicídios, a população de Marechal Deodoro, na Grande Maceió, assiste em polvorosa ações de grupos de assaltantes que tem atacado diariamente comerciantes e moradores flagrados quando estão na porta de suas casas.
Um dos exemplos negativos são os donos de mercadinhos localizados no Povoado da Barra Nova, onde todos os estabelecimentos já foram assaltados, por mais de uma vez, por delinquentes armados que chegam e saem da localidade, em motos de 50 CC.
A situação, nunca vista antes, levou a direção da Polícia Civil (PC) promover mudanças. O delegado Jobson Cabral, que estava à frente da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN), foi nomeado para comandar o policiamento judiciário de Marechal, herdando os diversos inquéritos que não foram concluídos.
O prefeito da cidade, Cristiano Matheus, também preocupado com o crescimento da violência e junto com o delegado Jobson Cabral, esteve reunido com o comandante de Policiamento da Capital (CPC), coronel Neuton Bóia. No encontro foram cobradas soluções urgentes para o combate a violência e a reestrutura da 5º CIA/Independente, responsável pelo policiamento no município e que atualmente tem deficiência, principalmente de viaturas.
Aproveitando o encontro foi abordado o assalto, na noite da quinta-feira (5), contra o posto de combustível Eco da Ilha, localizado na Barra Nova. De acordo com funcionários do estabelecimento quatro bandidos, a pé e armados, renderam os frentistas e roubaram dinheiro, cigarros e bebidas energéticas. Na fuga um dos assaltantes chegou a deflagrar alguns tiros a esmo.
Cristiano sugeriu uma parceria maior entre o município e a Polícia Militar. O prefeito chegou a sugerir, com o apoio do delegado Jobson, o nome do capitão Rocha Lima, para reforçar o policiamento no município. O nome do militar é analisado como de capacidade operacional capaz de contribuir com os anseios da sociedade, acreditam oficiais que o conhecem.
No encontro também foi lembrada à parceria entre Prefeitura e PM, na Praia do Francês, onde foram instaladas câmeras de segurança em vários trechos, monitoradas por guardas municipais. No posto de monitoramento, instalado também no Francês, equipes da Polícia Militar e da Guarda Municipal ficam de plantão 24 horas atendendo as ocorrências quando são detectadas.
Por sua vez vereadores da cidade, têm aproveitado as sessões na Câmara, para criticarem a ação dos militares que trabalham no posto policial que dá acesso ao Pólo. A facilidade dos bandidos, que passam em cinquentinhas, pelos dois lados da rodovia AL-101/Sul, sem serem parados, fortalece os crimes. Na opinião dos vereadores as marginais saem de Maceió, vão até Marechal, matam ou assaltam e retornam pela mesma rodovia, sabendo que não serão parados.
Fonte: Urgência 190
Prefeito vai consertar suas cameras de monitoramento do francês, nenhuma funciona mais!!!!!
Kd o prefeito…estou desapontada!!!Colocamos nossa credibilidade no prefeito e ele tomou Doril!!!!Vai precisar da gente lá na frente!
Porque só agora o Prefeito veio tomar uma atitude. Será que é por causa do crime proximo ao Hotel Ponta Verde(Frances), e o assalto ao Posto Eco, que segundo boatos é de sua propriedade. Será que só quando mexem no seu bolso é que dói. Sr prefeito toda a cidade de Mal Deodoro está a espera de soluções para Saúde, Educação e Segurança. Dor de barriga não dá só uma vez não! As eleições estão próximas.
O interessante é que a preocupação das autoridades de Marechal é só nos canais, ou seja, nos pontos turísticos do município mais visitados. Será que a violência está só nesta região? Marechal está se afundando cada vez mais…
ESSA CÂMARAS DE MONITORAMENTO DO FRANCÊS SÓ ESTAVA FUNCIONANDO 2