Agentes penitenciários, com o apoio de uma guarnição do Grupo de Escolta e Remoção (GER), conseguiram impedir que dois reeducandos fugissem do Presídio Cyridião Durval, na madrugada deste sábado, 10. O vídeo, adquirido através das câmeras de monitoramento do sistema prisional, mostra o momento em que Marcilon de Almeida Venâncio e Givanildo Ventura pulam o muro do presídio e saem pelo telhado.
Os presos estavam na “chapa b”, uma cela isolada localizada no Módulo 4 da unidade do sistema prisional. Eles cavaram um buraco na parede que dá acesso ao pátio e, em seguida, serraram a tela de proteção, conseguindo sair.
Ao perceberem a fuga, os agentes de plantão e do GER montaram um cerco para que a dupla não deixasse o sistema prisional. A dupla foi capturada em seguida. O primeiro, foi pego na cobertura do Pavilhão de Artesanato do Sistema Prisional. “Como a cobertura dos galpões é côncava, ele estava deitado entre uma concavidade e outra, se fingindo de morto”, disse um dos agentes de plantão.
Quando os agentes estavam quase desistindo das buscas, depois de terem executado uma varredura no local, encontraram o segundo fugitivo. Ele estava escondido em uma sala fechada do mesmo pavilhão onde, provavelmente, entrou pelo telhado. Os agentes tiveram que arrombar o cadeado para recapturá-lo.
Em nota, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) atribuiu as capturas “ao trabalho dos agentes penitenciários que tem sido fundamental para garantir a segurança no complexo prisional de Alagoas”. Ainda de acordo com o órgão, será instaurado um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar as circunstâncias do ocorrido.
Fonte: Gazeta Web
0 Comentários