O funcionário da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública de Maceió(Sima), suspeito de atirar em um adolescente de 16 anos durante um protesto no último dia 17, foi preso na manhã desta segunda-feira (1º). A informação foi confirmada pelo titular da Delegacia de Homicídios da Capital, Cícero Lima, ao relatar que Josenilton dos Santos Lima foi preso dentro da própria residência, em cumprimento ao mandado de prisão preventiva expedido pela juíza Maria Verônica Correia de Carvalho Souza Araújo.
O inquérito apresentado pela Força Nacional, que auxilia a Polícia Civil nas investigações, classifica o suspeito como uma pessoa “extremamente perigosa, anda armado habitualmente e é capaz de tirar a vida de qualquer pessoa de bem”.
De acordo com o delegado da Homicídios, o funcionário da prefeitura havia se comprometido em entregar arma utilizada para efetuar o disparo no dia do protesto, mas isso não aconteceu. “A arma foi apreendida na casa do suspeito e será levada para exame de balística”, afirmou Lima.
Josenilton será encaminhado para o IML da capital, onde será realizado o exame de corpo de delito para, então, ser levado para a Casa de Custódia.
Afastamento do cargo
Na última quarta-feira (26), a Prefeitura de Maceió publicou no Diário Oficial do Município o afastamento afastou dos dois funcionários da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública de Maceió (Sima) que estavam no carro que furou o bloqueio dos manifestantes, na noite de segunda-feira (17), na Avenida Fernandes Lima.
Um dos servidores, Josenildo dos Santos Lima, que dirigia o veículo, teria disparado o tiro que atingiu um adolescente de 16 anos durante a manifestação.
Um dia após o atentado, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PMDB), informou que foi aberta uma investigação interna para apurar os fatos. “Relatos de testemunhas afirmam que o veículo dirigido pelo autor dos disparos seria da frota da Prefeitura. Iniciamos uma busca intensa para apurar se a informação era verdadeira. Após levantamento minucioso, descobrimos no final da noite que a descrição do carro coincide com a de um veículo da Sima”, explicou Palmeira.
Segundo o prefeito, o superintendente da pasta, Ib Brêda, está tomando as medidas cabíveis para a apuração e possível punição dos envolvidos. A publicação do Diário Oficial, tentretanto, informa que os servidores ficarão afastados pelo prazo que transcorrer as sindicâncias. Eles permanecem recebendo seus vencimentos.
Protesto
A Avenida Fernandes Lima foi fechada nos dois sentidos durante protesto contra aumento da tarifa de ônibus na tarde de segunda (17). A manifestação ocorria de forma pacífica quando, segundo relatos de testemunhas, o veículo da Sima furou o bloqueio e um ocupante atirou contra a multidão, ferindo no rosto um jovem de 16 anos.
Após dez dias internado, o adolescente recebeu alta médica. Segundo a assessoria do Hospital do Açúcar, para onde o jovem foi transferido após dar entrada no Hospital Geral do Estado (HGE), como ele teve uma boa evolução, os médicos disseram que ele não precisaria ser submetido a um procedimento cirúrgico.
Reprodução parcial do: G1
0 Comentários