Uma operação envolvendo as Polícias Civil e Militar na cidade de Boca da Mata prendeu, nesta quarta-feira (12), um homem conhecido como Manoel, com aproximadamente 50 anos, acusado de aliciar e abusar sexualmente de 15 crianças e adolescentes. A denúncia foi feita pelo Conselho Tutelar do município após familiares das vítimas procurarem a entidade.
A conselheira tutelar Ana Amélia Costa contou que todas as vítimas e o acusado do crime residem no Loteamento São Geraldo. O mais chocante do caso é que o homem confessou ser portador do vírus HIV e tomar o coquetel de controle da doença.
“As famílias chegaram ao Conselho Tutelar para formalizar a denúncia e pedir o apoio dos conselheiros. Começaram a chegar os casos e até o momentos somam-se 15 menores vítimas dele. Acionamos a polícia para que o acusado fosse preso, o que já aconteceu”, contou Ana Amélia à reportagem do CadaMinuto.
Ainda de acordo com a conselheira, os adolescentes disseram, informalmente, que eram atraídos para a residência do acusado em troca de dinheiro. Lá, eles assistiam a filmes pornográficos e, segundo os relatos dos menores, acabavam sendo ameaçados com uma faca para manter relações sexuais.
Quando a polícia foi acionada e chegou à comunidade, o acusado conseguiu escapar ao perceber toda a movimentação. No entanto, buscas foram realizadas durante todo o dia até conseguirem a localização dele e efetuarem a prisão. Ele foi levado à Delegacia de Boca da Mata, onde está detido e, em depoimento ao delegado, confessou o crime.
“Quando perguntávamos a ele, ouvíamos como resposta que ele não sabia que era crime o que estava fazendo. Confessou ser portador do vírus, que teria sido transmitido por uma mulher com quem se relacionou, mas se mostrava incrédulo em relação à prática delituosa”, falou a conselheira.
Pelo menos oito menores vieram para Maceió, onde realizaram nesta quarta o teste rápido do HIV, e todos os resultados foram negativos. No entanto, como não há 100% de confiabilidade, deverão ser submetidas a novos exames nos próximos dias, assim como exames de conjunção carnal.
A conselheira ainda não descarta a possibilidade de que novos casos envolvendo o abuso surjam nos próximos dias. “Acreditamos que com a divulgação, outros menores possam falar que foram vítimas. Também não descartamos que ele possa estar envolvido em casos parecidos em outros municípios, já que ele reside em Boca da Mata há aproximadamente um ano”, concluiu.
Amanhã, o acusado deve prestar novo depoimento na Delegacia de Boca da Mata. Já os adolescentes serão trazidos a Maceió para realizar novos exames e em seguida também serão ouvidos pelo delegado do município.
Apesar das dificuldades enfrentadas pelos conselheiros, Ana Amélia Costa afirma que os trabalhos vem sendo desenvolvidos no município. “O Conselho acaba perdendo a credibilidade da população, mas continuamos persistentes no nosso dever. Dependemos de um trabalho conjunto envolvendo polícias, Ministério Público, Judiciário. Sem esse apoio não há como levar as ações adiante”, relatou, lembrando que o maior parceiro no momento é o promotor de justiça do município.
Na cidade, o número de jovens que deixa de frequentar as escolas é considerado altíssimo pela conselheira, o que acaba acarretando no envolvimento com drogas, condutas desregradas e muitas famílias acabam omissas, negligenciando o papel delas diantes dos filhos. “Pedimos que os pais sejam presentes na vida dos filhos. São meninos que vivem 24h fazendo arruaça, não respeitam as pessoas. Isso acontece porque os pais não tomam conta dos filhos e jogam toda a responsabilidade na escola e no Conselho Tutelar, quando na verdade isso deve vir de casa”, finalizou.
Cada Minuto
0 Comentários