Dois reenducandos foragiram do sistema prisional alagoano durante a madrugada desta sexta-feira (30). A fuga ocorreu no Presídio Masculino Professor Cyridião Durval, na parte alta da capital. Eles foram identificados pela assessoria da Polícia Penal como Kaio Rodrigues Barbosa da Silva e João Moreira de Almeida Neto.
Os reeducandos teriam saído pelo pátio, por meio de uma tela de metal que fica no teto. De acordo com Victor Leite, presidente do sindicato dos Policiais Penais, no momento da fuga havia apenas seis policiais de plantão na unidade prisional para dá conta de mais 900 reenducandos.
Leite destacou ao Alagoas24horas que já vem denunciando as condições do sistema prisional alagoano e que esta nova fuga não é novidade para categoria.
“A gente já vem denunciando a bastante tempo a falta de efetivo de policiais penais no sistema prisional. Nós temos uma unidade totalmente destruída com esgoto a céu aberto, paredes caindo, celas que não se aguentam nos lugares e portas. Nós tínhamos efetivo de apenas seis policiais no dia de ontem para hoje para custodiar mais de 900 presos. Isso é um absurdo. É apenas a ponta do iceberg”, destacou Leite.
Ainda segundo ele, a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) deveria disponibilizar as imagens do circuito videomonitoramento. “A Seris deveria disponibilizar as imagem do videomonitoramento. A gente quer que se investigue a fuga que ocorreu e que não fique nenhuma dúvida de que o nosso pessoal não tem envolvimento com isso e que se venha a ter que seja punido na forma da lei”, assegurou.
0 Comentários