A Polícia Federal de Alagoas cumpre desde a manhã desta quinta-feira (30), mandados de busca e apreensão na Assembleia Legislativa de Alagoas. Duas equipes foram mobilizadas para cumprir a determinação judicial. A operação foi batizada de “Sururugate”.
O objetivo de apurar suposto esquema de desvios de recursos da folha de pagamento do órgão, fundamentando-se em evidências colhidas durante instrução de inquéritos policiais instaurados com base em nota técnica expedida pela Controladoria Geral da União, que realizou os trabalhos iniciais de cruzamento de dados e posterior auditoria em beneficiários do bolsa-família que, supostamente, faziam parte dos quadros funcionais da Assembleia.
Levantamentos apontaram que os pagamentos realizados pela Assembleia a indivíduos cadastrados em programas sociais do governo federal, somente entre 2010 e 2013, ultrapassaram o montante de R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais).
De acordo com informações, policiais estão recolhendo documentos nos setores de Recursos Humanos e Financeiro, não há notícia de que os agentes tenham ido aos gabinetes dos parlamentares.
O mandado judicial que está sendo cumprido foi expedido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, a partir de representação desta Polícia Federal, com manifestação favorável do procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Alagoas.
O material recolhido será encaminhado à sede da Polícia Federal em Alagoas, para posteriores análises em conjunto com a CGU/AL. A Polícia Federal irá conceder uma coletiva às 10h30.
Fonte: 7 Segundos
0 Comentários