Alagoasweb
Um despacho de umbanda, ou popularmente macumba, como é conhecido na região Nordeste do Brasil, foi encontrado na última quinta-feira, dia 24, na porta de um Programa Saúde da Família (PSF) no bairro Sebastião Vilela, na cidade de Teotônio Vilela.
O material poderia ser considerado ‘normal’, se entre as peças colocadas (frango, bebida) como oferenda a alguma entidade espiritual, não estivesse um crânio humano.
O achado chamou atenção da comunidade do bairro, que acionou a Polícia Militar (3º BMP) e Guarda Civil Municipal. “Estivemos no local e confirmamos realmente tratar-se de um crânio, o IC e IML foram chamados para os procedimentos”, explicou a reportagem do AlagoasWeb um guarda civil.
Após levantamentos e denúncias, a polícia descobriu que o peça humana teria sido subtraída do cemitério local, já que um tumulo foi violado, supostamente, durante a madrugada do mesmo dia.
As informações foram direcionadas a Polícia Civil, que deve investigar o caso. O crânio foi recolhido para exames de DNA e possível identificação.
Nas religiões afro-brasileiras, o despacho é a realização de oferendas a Exu como pagamento antecipado pela realização de favores. O material é depositado em lugares como encruzilhadas (cruzamento de estradas, ruas ou caminhos), cruzeiro das almas, matas, rios, descampados ou mares (fonte: Wikipédia)
0 Comentários