A acusada no assassinato do advogado Marcos André de Deus Félix, em 2014 na Praia do Francês, Janadaris Sfredo, foi presa, nesta sexta-feira, 14, pela Polícia Federal ao desembarcar no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
O promotor de justiça de Marechal Deodoro, Sílvio Azevedo, informou a reportagem que a prisão da acusada já havia sido solicitada à justiça pelo fato dela ter descumprido uma determinação do Ministro do STF de ter mudado de endereço sem autorização judicial e por haver indícios de ter coagido uma testemunha. ”Em fevereiro deste ano, o ministro do STF, Teori Zavascki, concedeu liberdade a Janadaris e a liminar dizia que para mudar de endereço era preciso autorização da Justiça.
Ela chegou a pedir autorização para trocar de endereço, mas não esperou a resposta e já havia se instalado no Rio Grande do Sul. Então, pedimos a prisão dela e ratificamos na audiência realizada ontem (13)”, disse o promotor.
A audiência a que o promotor se refere foi presidida pelo juiz Hélio Pinto, da comarca de Marechal Deodoro. Tanto Janadaris, quanto as demais testemunhas do caso foram ouvidas. O promotor destaca que a prisão da acusada poderia ter sido pedida ontem, mas a audiência terminou após as 22 horas e o mandado de prisão acabou sendo expedido hoje.
O delegado do 17º DP de Marechal Deodoro, Rodrigo Colombelli, chegou a deslocar um aparato policial para efetuar a prisão da acusada no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, mas Janadaris já havia embarcado para Porto Alegre.
“A informação era de que Janadaris iria embarcar às 14h, mas quando o delegado chegou ao Aeroporto descobriu que ela tinha viajado pela manhã. Então, enviou o mandado de prisão ao posto da Polícia Federal do aeroporto de Porto Alegre e um delegado efetuou a prisão”, explicou o promotor.
Segundo informações de sites gaúchos, a prisão de Janadaris aconteceu por volta das 15h ao avião pousar no aeroporto. Os policiais entraram na aeronave e deram voz de prisão. Em seguida, ela foi encaminhada a uma cela especial – por ser advogada – da Penitenciária de Guaíba.
Agora, a Polícia Civil de Alagoas está em contato com a polícia de Porto Alegre para que a acusada seja transferida a Alagoas.
Relembre o caso
Janadaris Sfredo é acusada de mandar matar o advogado Marcos André de Deus Félix, de 40 anos, em março de 2014 na Praia do Francês, em Marechal Deodoro. Para executar o crime, ela teria contratado Juarez Tenório da Silva Júnior, Álvaro Douglas dos Santos e Elivaldo Francisco da Silva.
Inicialmente, o marido da acusada, Sérgio Sfredo, chegou a ser indiciado por envolvimento no crime. Contudo, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que ele fosse solto por ausência de provas.
O crime teria sido motivado por desentendimentos e disputas judiciais entre a acusada e a vítima. A desavença entre as partes teve início em 2010, após uma ação de despejo da Pousada Lua Cheia. Na oportunidade, Marcus André era advogado dos proprietários do estabelecimento e Janadaris representava os inquilinos no local, que perdeu a causa.
Posteriormente, Janadaris passou a administrar a Pousada Ecos do Mar e foi morar vizinho à vítima. É relatado que o advogado tornou-se alvo de provocações e perseguições, que afetaram o seu cotidiano. A desavença teria resultado no assassinato de Marcus, em abril de 2014.
Agora o processo segue para as alegações finais e o magistrado deverá decidir se a acusada será levada a júri popular.
AL24hs
0 Comentários