Uma operação deflagrada nesta quarta-feira (24), pelo Batalhão de Polícia Ambiental, apreendeu dezenas de pássaros e animais silvestres nas cidades alagoanas de Maribondo e Palmeira dos Índios.
Denúncias anônimas chegadas ao IBAMA e também a sede do BPA, levaram os policiais militares a realizarem esta ação que visa coibir o tráfico de animais silvestres com operações pontuais em todo o estado de Alagoas.
Maribondo
A primeira parada da equipe do BPA foi na Rua São José, centro do município e que fica localizada as margens da BR-316. No local denunciado, os pm’s apreenderam cerca de 30 pássaros, entre galos de campina, canários da terra e sabiás.
Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência em desfavor do proprietário da residência onde foram encontrados os mesmos.
Palmeira dos Índios
Neste município que faz fronteira com o estado de Pernambuco, a apreensão foi ainda maior e deixou espantados até mesmo os policiais que estão acostumados a realizarem este tipo de trabalho.
Em uma residência na Rua 20 de agosto, no bairro de São Cristovão, a equipe apreendeu um mini-zoológico que o proprietário possuía em sua casa.
Cerca de 60 gaiolas com pássaros das espécies Cardeal, Garibaldi, Pintasilgo, Sete-cores, Xexéu, Azulão, Sabiás-da-mata e Gonga, Sebito, dentre outros, além de papagaio, Téju – espécie de largato – cotias e até mesmo um faisão, podia ser encontrados na residência.
Além de todos esses animais, armadilhas também foram apreendidas.
O proprietário foi notificado através de um TCO e os animais foram encaminhados para a sede do IBAMA em Maceió, onde iram passar por uma triagem e deverão serem reintroduzidos na natureza.
Fotos: cortesia BPA
0 Comentários