Após a madrugada de chuvas, o Rio Paraíba transbordou, na manhã desta segunda-feira (6), e invadiu ruas da cidade de Viçosa, na Zona da Mata de Alagoas. A situação preocupa moradores da região, que já foi castigada com enchentes anos atrás. O nível de alguns rios que banham o Estado exige atenção, de acordo com o relatório hidrológico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-AL).
Os moradores da Rua Tibúrcio Nemésio, conhecida como Rua do Gurganema, amanheceram ilhados, relatou uma moradora à Gazetaweb. “Acordamos assim, na correria, guardando as coisas, colocando contenção nas portas. Estamos em alerta”, afirmou.
“A água já invadiu um pedaço da rua. O Paraíba tá muito cheio”, diz outro morador em trecho do vídeo enviado à reportagem. “Vamos torcer que baixe, mas a cada hora que passa aumenta mais”, completa.
Na Rua Manoel Carnaúba, conhecida como Rua do Banho, a situação preocupa ainda mais, visto que as casas são ainda mais próximas ao rio e a força da água já arrastou parte da calçada de uma residência ribeirinha.
ALERTA
Na manhã desta segunda-feira (6), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-AL) divulgou um relatório hidrológico com a situação dos rios em Alagoas. Em relação ao Rio Paraíba do Meio, o órgão afirma que foi atingida a cota de atenção nos nos municípios de Paulo Jacinto e Atalaia, nas primeiras horas da manhã.
A tendência nas próximas horas é de elevação, com risco de transbordamento nos municípios de Paulo Jacinto, Viçosa, Cajueiro, Capela e Atalaia.
FAMÍLIAS REMOVIDAS
Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social de Viçosa, 8 famílias foram removidas de suas casas preventivamente por conta do transbordamento do Rio Paraíba, sendo 3 na Rua do Gurganema, 2 no povoado Mata Escura e 3 na comunidade quilombola do Gurgumba.
Duas famílias da Mata Escura foram abrigadas na Creche Municipal e as outras duas, procedentes do Gurgumba, na Escola Municipal Cônego Severiano Jatobá. As demais decidiram se abrigar na casa de parentes.
De acordo com a Prefeitura de Viçosa, o nível do rio Paráiba começou a baixar por volta das 9 horas.
0 Comentários