O município Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, por dias seguidos registrou fortes chuvas. Para se ter ideia, em 24 horas choveu 70 milímetros, entre domingo (29) e segunda-feira (30), mais do que o esperado para todo o mês de março na região, segundo dados da Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Semarh).
Passadas as fortes chuvas, nesta terça-feira (31), com o fim das inundações o cenário ainda é desolador. Ruas estão intransitáveis por conta da lama levada pelo avanço do Rio Ipanema, tomadas por lixo e grandes volumosos, a exemplo de móveis e eletrodomésticos arrastados pela força da água.
Os vídeos e fotos desta matéria foram cedidos ao TNH1 pelo radialista André Henrique e foram gravados na localidade conhecida como Rua da Praia, em Santana do Ipanema.
Por conta das chuvas, parte da cidade ainda segue sem abastecimento de água potável e dependendo de doações.
De acordo com a Sala de Alerta, além das chuvas, o rompimento de uma barragem em Pernambuco fez com que o nível do Rio Ipanema subisse dois metros acima da cota de transbordamento.
Rachaduras na ponte
A Ponte sobre o Rio Camoxinga, localizada no km 84 da BR-316, importante via de acesso ao município de Santana do Ipanema, segue interditada.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), após as chuvas, a ponte apresentou rachaduras que estão sendo analisadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Ainda segundo a PRF, não há previsão para liberação da via.
O prefeito de Santana do Ipanema, Isnaldo Bulhoões, decretou Situação de Emergência na cidade no últomo dia 25.
0 Comentários