A Prefeitura de Palmeira dos Índios inaugura nesta segunda-feira (07) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. O evento acontece às 10h, na sede do centro hospitalar, localizado no bairro Vila Maria.
Com capacidade para atender uma população de até 300 mil pessoas, a UPA em Palmeira dos Índios poderá receber além dos seus próprios habitantes, pacientes vindos de oito cidades circunvizinhas. O seu quadro de profissionais será formado, diariamente, por quatro médicos, mais entre enfermeiros e técnicos.
A UPA oferecerá atendimento de urgência hospitalar 24 horas, de complexidade intermediária, nas especialidades de clínica médica, ortopedia e pediatria. No centro hospitalar serão realizados todos os exames médicos de acompanhamento, além de serviços de raio-x, eletrocardiograma (ECG) e eletroencefalograma.
“Com muita luta estamos realizando um dos grandes avanços na saúde pública de Palmeira do Índios. A partir de agora a população conta com o apoio da Unidade de Pronto Atendimento que seguirá um padrão de qualidade, para deixar os palmeirenses mais tranquilos”, comemorou o prefeito James Ribeiro explicando os procedimentos da UPA. “Quando o paciente chega à unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Depois disso, eles analisam se é necessário encaminhá-lo a um hospital ou se o mantém em observação na própria UPA”.
Mantida pela Prefeitura através do Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (IPAS) – uma Organização Social da Saúde (OSs) –, a UPA terá um modelo de gestão compartilhada, entre a esfera pública e a privada. O Hospital Geral Clodolfo Rodrigues, instalado em Santana do Ipanema, também gerido pelo IPAS, é um exemplo bem sucedido dessa forma de administração.
A Organização Social da Saúde atua através de contratos de gestão, cujas verbas são repassadas pelo município. As entidades, por sua vez, administram serviços e unidades de saúde.
A inauguração contará com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, do prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro, do secretário Estadual de Saúde Jorge Villas Boas, do Deputado Estadual Edval Gaia e representantes da sociedade civil.
Fonte: ASCOM e Prefeitura de Palmeira dos Índios
0 Comentários