Professores de toda a rede municipal de ensino de União dos Palmares participaram esta semana do curso de Formação Presencial; uma preparação, que é realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed-UP) para a 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”.
A capacitação dos docentes inscritos é o segundo passo para a competição, que envolve todos os estados da federação. A iniciativa do Ministério da Educação tem o objetivo de contribuir para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em todo o país.
Várias escolas do município já se inscreveram no processo. Vale ressaltar que o prazo para participar da olimpíada encerra na próxima quarta-feira, 30 de abril. Segundo o secretário Ricardo Praxedes, a contribuição dos diretores é fundamental para que os professores efetuem as inscrições no site.
“O curso de formação visa melhorar a prática didática dos professores de Língua Portuguesa, com o objetivo de desenvolver competências de escrita nos alunos e contribuir com a qualidade do ensino”, observou o secretário.
Praxedes destaca ainda que, muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada de Língua Portuguesa é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores. “É uma ocasião especial para os alunos desenvolverem práticas de leitura e escrita”, pontuou.
QUEM PODE PARTICIPAR
Podem participar da olimpíada, na rede municipal, docentes e alunos dos 5º, 6º, 7º, 8º e 9º a formação de hoje tratou do tema: “Poesia”. A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro ocorre em anos pares, e nos anos ímpares, acontece à formação de técnicos das secretarias municipais e estadual de Educação.
Segundo a assessoria, a fase final será realizada em Brasília, no mês de dezembro, quando serão anunciados os 20 vencedores nacionais. Os estudantes e docentes escolhidos receberão medalhas de ouro, um notebook e uma impressora.
Já as escolas serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de um projetor, telão e livros.
Fonte: Tribuna Hoje
0 Comentários