Uma médica veterinária do Ministério da Pesca esteve, nesta terça-feira (21), na cidade do Pilar, região metropolitana de Maceió, para colher amostras de tilápias da lagoa Manguaba. O material será enviado para análise em Minas Gerais.
Acompanhada por profissionais da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), a veterinária Maria Eliani observou algumas tilápias pescadas. Os peixes foram colocados numa caixa térmica com gelo, para serem conservados, e serão levados a cidade de Belo Horizonte. O objetivo da coleta é identificar, além dos riscos oferecidos à saúde humana, o que está matando os peixes.
As análises serão feitas em um laboratório do Ministério da Pesca, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Aquacen. O laudo técnico deve ficar pronto no prazo de um mês.
“O laudo é importante para termos uma precisão em relação ao tipo de bactéria. Pegamos um peixe morto, um saudável, e um que está apresentando os problemas. A partir daí, faremos um diagnóstico e vamos enviar ao Estado. Esperamos saber o porquê de tudo isso ter acontecido”, explicou o superintendente da Federação de Pesca e Aquicultura em Alagoas, Galba Novaes.
Na semana passada, um pescador gravou um vídeo onde mostra várias tilápias com ferimentos na lagoa Manguaba. Um laudo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) constatou que os peixes estavam contaminados com bactérias do gênero aeromônas.
Segundo a presidente da Federação de Pesca do Estado, Eliane Morais, os 1.800 trabalhadores cadastrados estão sendo contaminados em virtude do problema. “Temos aqui uma produção de 30 kg, mas vamos jogar tudo fora porque ninguém quer comprar. Nós não queremos isso, queremos uma solução para o problema”, disse Eliane.
O superintendente da Pesca em Alagoas, Galba Novaes, disse ainda que cestas básicas serão entregues aos pescadores do Pilar na próxima semana, Mas apenas para os 151 que vivem exclusivamente da tilápia. Ele afirmou também que dependendo do resultado do laudo em Minas Gerais, outros auxílios podem ser concedidos, como o seguro defeso-especial.
Do G1 AL
pq so pra os pescadores de pilar? e os de marechal ficam onde?eles precisam da mesma forma q os outros.as pessoas estao com medo de consumir o peixe da nossa lagoa.dai nao conseguimos vender os peixes q pescamos na lagoa!