Quase 200 pessoas se inscreveram nos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferecidos pela Prefeitura Municipal de Traipu. Em menos de 24 horas foram preenchidas todas as vagas dos cursos de auxiliar administrativo, auxiliar de recursos humanos, operador de caixa, operador de supermercado, promotor de vendas e vendedor.
No início da manhã já havia mais de 200 pessoas na fila. As 180 primeiras foram inscritas no programa e mais 40 estão em lista de espera. “Nosso objetivo é trazer mais cursos. Já solicitamos para o ano que vem, por exemplo, o de cabeleireiro, maquiagem, depilação e fabricação de pães caseiros. Esperamos conseguir para todos os níveis de escolaridade. Quem não conseguiu se inscrever desta vez pode aguardar que no próximo ano tem mais”, explica Sharlene Mota, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
As aulas do Pronatec começam no dia 2 de outubro e vão até 20 de dezembro. Elas serão ministradas em uma escola da rede pública durante os três turnos do dia. Os alunos inscritos receberão material didático, fardamento e uma bolsa formação para auxiliar os custos com transporte e alimentação.
Para a prefeita Conceição Tavares, essa é uma ótima oportunidade que os traipuenses têm para se qualificar profissionalmente. “Fico feliz em ver a grande procura pelos cursos. Adquirir conhecimento é um passo muito importante. Facilitará a conquista de empregos e de melhores salários”, pontua a prefeita.
Sabrina Alcântara, assistente social do Cras, explica que os cursos são solicitados ao Ministério da Educação (MEC) de acordo com as necessidades do município. “Os mais procurados são de auxiliar administrativo e de recursos humanos. Muitos alunos da educação profissional e tecnológica são aproveitados no comércio e em setores da própria Prefeitura Municipal de Traipu, mas também tem aqueles alunos que aproveitam a qualificação para tentar algo fora do município”, informa.
Fonte: Cada Minuto
0 Comentários