Apesar de ter cancelado as festas públicas, a Prefeitura de Maceió vai promover a queima de fogos de artifício em sete pontos da cidade na virada de ano. Na orla marítima, por exemplo, o show pirotécnico vai durar 12 minutos.
O brilho de luzes e cores no céu acontecerá, simultaneamente, nas regiões do Papódromo (Vergel do Lago), antigo Alagoinhas (Ponta Verde), em frente à Praça Multieventos (Pajuçara), Posto 7 (Jatiúca), Alto de Ipioca (Ipioca), Mirante do Jacintinho e Praça Padre Cícero (Benedito Bentes).
No dia, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) vai atuar para garantir a organização nas vias públicas de maior movimentação e a segurança dos maceioenses e turistas que irão visitar a cidade durante as festas de final de ano. A forma de atuação foi definida no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado com o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL).
De acordo com o secretário Thiago Prado, de Segurança Comunitária e Convívio Social, várias operações serão montadas para coibir irregularidades que possam ser cometidas no espaço público, como o comércio de barracas de praia.
“Uma das nossas atuações no dia 31 de dezembro será para que não haja a privatização na faixa de areia, nem por parte das barracas de praia nem por ambulantes. Com isso, buscamos garantir a segurança da população”, explicou. Por outro lado, não há objeção às pessoas que desejarem ocupar a faixa de areia para brindar a chegada do Ano Novo com seus familiares levando cadeiras e mesas.
Para fazer um melhor ordenamento do comércio informal, nas vias públicas de maior movimento da cidade, os ambulantes que forem trabalhar nas festividades de Natal e de Ano Novo deverão solicitar o pagamento da taxa de localização e solo público.
Também serão feitas fiscalizações em conjunto com a Equatorial para coibir as instalações elétricas clandestinas por parte dos comerciantes informais na capital alagoana.
Os agentes também irão fiscalizar as festas particulares para verificar se todos estão com o devido alvará de funcionamento, liberando a realização do evento.
Por fim, a Semscs vai atuar para impedir a venda, o transporte e o consumo de bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, assim como a comercialização de churrasquinhos em espetos de madeira.
0 Comentários