As comemorações ao mês da Consciência Negra em Alagoas terão a participação de três ministros e o governador em um evento inusitado neste domingo (18). É a 1ª Cavalgada da Liberdade, que será liderada pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e pelo governador Teotonio Vilela Filho. A cavalgada será realizada na Serra da Barriga, em União dos Palmares, e terá um percurso de 54 quilômetros até a Serra Dois Irmãos, em Viçosa, provável local onde Zumbi foi morto por tropas do bandeirante Domingos Jorge Velho.
Os ministros do Turismo, Gastão Vieira, e da Promoção da Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros, além de atletas brasileiros medalhistas das Olimpíadas de Londres, também participam do evento, que deve reunir mais de 200 cavaleiros. Para o governador Teotonio Vilela Filho, a cavalgada é um resgate histórico das lutas, em terras alagoanas, pela liberdade e pela justiça, e que tem como maior protagonista o líder negro Zumbi dos Palmares.
“Alagoas tem orgulho em receber um evento dessa natureza, que vai marcar para sempre o desígnio libertário do povo alagoano”, afirmou o governador.
Já o ministro Aldo Rebelo disse que o objetivo da Cavalgada da Liberdade “é o reconhecimento aos que lutaram pela liberdade e ajudaram a construir o Brasil”. “O território que compreende as bacias dos rios Mundaú (Serra da Barriga) e Paraíba (Serra Dois Irmãos) foi ocupado por quase 100 anos pelos rebeldes dos Palmares. A cavalgada é a revisitação desse território”, completou Rebelo.
Programação cultural
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizará atividades culturais no ponto de chegada da cavalgada, na Serra Dois Irmãos, em Viçosa. A programação que encerra o evento inclui apresentações da Orquestra de Tambores, banda afro Gurgumba de Viçosa e cem capoeiristas farão performances em rodas de capoeiras espalhadas pelas margens do Rio Paraíba.
Fonte: TNH
0 Comentários