Nesta sexta-feira, 1º, o Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL) divulgou apenas o boletim de balneabilidade referente as condições das águas das lagoas que cortam o estado de Alagoas.
Conforme dados do relatório, nove pontos das lagoas Mundaú, Manguaba, Roteiro e Santa Luzia do Norte foram avaliados. Destes, quatro trechos estão proibidos aos banhistas neste fim de semana.
Uma laguna para ser considerada imprópria deve apresentar a última semana um valor superior a 2.500 Coliforme Fecal (Termotolerante) por 100 mL ou um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL. Já para ser classificada como própria deve apresentar 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 1.000 NMP (Número Mais Provável) de Coliforme Fecal (Termotolerante) por 100 mL da amostra de água ou 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água.
O órgão ambiente sugere que os banhistas não entre nas lagoas influenciadas pela presença de cursos d’água supostamente contaminados por efluentes por risco de se contrair doenças infecciosas.
Confira abaixo os trechos próprios e impróprios para banho:
IMA
0 Comentários