Após um grupo de baleias jubarte proporcionar um espetáculo de saltos, no mar da Praia do Peba, em Piaçabuçu, Litoral Sul de Alagoas, no último domingo, 3, uma baleia da mesma espécie foi encontrada encalhada e morta, na manhã desta quinta-feira, 7, próximo à foz do Rio São Francisco, também Pontal do Peba, no mesmo município. O Instituto Biota informou que uma equipe da empresa Visão Ambiental, que presta consultoria ambiental foi ao local para realizar a necropsia do animal com o objetivo de identificar a causa da morte.
De acordo com o diretor do Instituto Biota, Bruno Stefanis, de janeiro a setembro, segundo com dados do Projeto Baleia Jubarte, com apoio das Instituições membros da Rede de Encalhes e Informação de Mamíferos Aquáticos do Brasil – REMAB, da qual faz parte o Biota, 72 baleias jubarte já encalharam na costa brasileira, sendo três delas nas praias de Alagoas. “Teve uma no Ceará, ontem, e essa hoje aqui em Alagoas”, disse Bruno. Segundo ele, a incidência das baleias jubarte na costa do Brasil é mais intensa entre os meses de julho e novembro. Veja os números por estados abaixo.
Encalhes de Baleias Jubarte no Brasil – 2023
Mar – 01
Abr – 02
Mai – 02
Jun – 03
Jul – 22
Ago – 35
Set – 07
Total – 72
Encalhes por U.F.
RS – 02
SC – 04
PR – 01
SP – 06
RJ – 14
ES – 14
BA – 22
SE – 01
AL – 03
PE – 02
PB – 02
CE – 01
Fonte: Projeto Baleia Jubarte, com apoio das Instituições membros da Rede de Encalhes e Informação de Mamíferos Aquáticos do Brasil – REMAB
0 Comentários