O equipamento tem dado mais segurança e renda as cocadeiras e vem agradando os visitantes.
Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves
As cocadas da Massagueira, doce típico de Marechal Deodoro, sempre fizeram sucesso com nativos e visitantes da cidade. Agora, a grande novidade é o Cocada Cultura, equipamento gastronômico e cultural inaugurado há quase dois meses às margens da rodovia AL 101 – Sul, no povoado da Massagueira. O espaço tem dado mais segurança e renda as cocadeiras e vem agradando os visitantes.
Com recursos do Governo Federal pleiteado pelo prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, o espaço oferece uma estrutura ampla e que está dando mais comodidade e segurança as cocadeiras, que viviam há anos abandonadas em barracas improvisadas a beira da AL 101 – Sul, correndo risco de acidentes e assaltos.
O Cocada Cultura conta com estacionamento para ônibus de turismo, possibilitando que os turistas possam conhecer a cocada e outros doces, a exemplo de broa, brasileiras, suspiros, entre outros. Dividido em 38 boxes, sendo 30 para cocadeiras e 08 para artesãs, o equipamento ainda conta com um palco para apresentações culturais. O local é aberto todos os dias, de domingo a domingo, das 09h às 17h.
O espaço tem garantido mais satisfação e felicidade a categoria, como explica a cocadeira Michele Santos. “Todas nós estamos muito felizes com essa obra muito bonita, a segurança é maior, a tranquilidade é maior. Não estamos mais no sol e na chuva. Aqui está tudo muito bem organizado, graça a parceria do prefeito Cacau com as empresas de turismo. Tem muitos turistas entrando, comprando. Tem sido muito bom para as cocadeiras”.
MAIS RENDA E CONDIÇÕES DE TRABALHO
Além do equipamento e toda a estrutura física dada as cocadeiras, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, realizou todo um processo de capacitação e treinamentos com a categoria.
Após formar e eleger a frente diretora da Associação de Cocadeiras da Massagueira, a classe participou de cursos de padronização dos produtos, reaproveitamento dos materiais, medição, atendimento, entre outros. Uma parceria junto ao SEBRAE-AL.
A Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico também iniciou um trabalho com empresas de turismo que visitam o Litoral Sul. Com isso, foi firmado um convênio com receptivos turísticos que incluíram o Cocada Cultura em sua rota de destinos, trazendo diariamente mais de 100 turistas ao equipamento.
CULTURA E TRADIÇÃO
De início, em sua ordem de serviço, o espaço recebeu o nome de Drive da Cocada, pela facilidade oferecida aos motoristas de adentrar o espaço e comprar seus doces sem precisar descer do automóvel. Entretanto, em consultoria com o renomado arquiteto Rodrigo Ambrósio, cedido pelo Governo do Estado, as cocadeiras decidiram nomear o espaço de “Cocada Cultura”, pela força e apropriação da tradição da cocada no município.
Além das cocadas, o espaço também conta com a valorização cultural. Dispondo de oito boxes para as artesãs deodorenses, as rendeiras e bordadeiras de Marechal Deodoro comercializam roupas, toalhas, bolsas e acessórios de filé, croché, labirinto e outros bordados.
COZINHA INDUSTRIAL
Durante a inauguração do Cocada Cultura, o prefeito Cacau assinou a ordem de serviço para a construção de uma cozinha industrial ao lado do espaço. O novo equipamento será construído para que as cocadeiras possam produzir os doces no mesmo local e que os turistas possam acompanhar a produção dos produtos.
“Eu me reuni com elas, e essa foi mais uma demanda apresentada pelas cocadeiras. E por isso, iremos construir essa cozinha para que produzam os doces e vendam no mesmo lugar. A cozinha terá também uma parte de vidro para que a população possa ver a produção e experimentar os doces”, contou o prefeito Cacau.
DOCES PARA A MERENDA
Também foi assinado uma ordem de fornecimento para que as cocadeiras possam comercializar os produtos para a merenda escolar das unidades educacionais do município. Os doces entrarão no cardápio e terão acompanhamento nutricional, com o intuito de ser um alimento saudável e que garanta o desenvolvimento correto dos alunos.
Nem todas cocadeiras aproveitam a matéria prima do coco,descartam de forma irregular deixando os cacos de cocos a céu aberto acumulando água para o mosquito aeds depositar seus ovos,o que adianta treinamento se muitas não fazem,o que é pra fazerem.