Como manda a tradição católica, a Semana Santa é época das famílias se alimentarem de frutos do mar e lacustres, em especial de peixes como prato principal das refeições. No estado de Alagoas o período se destacou pelos grandes cardumes de um animal que foi o símbolo de boa sorte nas redes no litoral de norte a sul: o xaréu.
O destaque fica por conta da pescaria realizada no município de Coruripe, onde centenas de quilos deste peixe foram retirados do mar em um único lance. Em Maceió e Marechal Deodoro também foram registradas atividades pesqueiras exitosas.
Sobre o peixe xaréu
Caranx hippos é uma espécie de peixe pertencente à família Carangidae.
A autoridade científica da espécie é Linnaeus, tendo sido descrita no ano de 1766.
Habita a porção ocidental do Oceano Atlântico e do Pacífico oriental. Tais peixes são alvo da pesca esportiva e chegam a medir até 1,50 m de comprimento, possuindo o dorso verde-azulado, flancos e ventre prateados ou amarelados e mancha negra no opérculo e nas nadadeiras peitorais.
São conhecidos popularmente por aracaroba, aracimbora, cabeçudo, carimbamba, corimbamba, guaracimbora, guiará, papa-terra, xarelete, xaréu-branco, xaréu-roncador, xaréu-vaqueiro, xarém e xexém.
0 Comentários