Mais uma pescaria de sucesso foi registrada na lagoa Manguaba, em um trecho de canais que fica próximo a comunidade do Jacaré, na Barra Nova. A proeza desta vez rendeu ao grupo de cinco pescadores dezenas de peixes xaréus.
Após retirarem os peixes das redes, os mesmos desembarcaram para serem comercializados na Ilha de Santa Rita, conforme mostram as imagens abaixo.
Assista no vídeo:
Eu amo peixe
E a resposta positiva da natureza ao homem, depois desse periodo de menos convivio social , ocasionou tbm menos poluicao de modo geral, em todas as areas como : comercial, industrial, ambiental, terrestre , aquatica e aerea. 👍👍👍
O Xaréu é peixe predador do mar. Ficam à espera de suas presas (principalmente tainhas e carapebas) na desembocadura de rios e lagoas. Parabéns para os pescadores pela alegria da captura, mas parabéns também por eles diminuírem um pouco do desequilíbrio ecológico da Lagoa Manguaba e seus canais, causado por algum maluco quando deu na telha de abrir com retro-escavadeira aquele canal mar-canal da Lagoa nas imediações da Praia do Saco, lá pelos idos de 2011 ou 2012. Foi quando a erosão se deu, e o que era água salobra, virou água salgada. Foi quando o equilíbrio das correntes se desestabilizou, as marés comeram as casas e sítios de dunas e manguezais daquela praia, e teve início a queda da produtividade primária dessa Lagoa tão famosamente mencionada como altamente piscosa desde o Brasil colônia.
A rede vir com tantos Xaréu assim duma vez é prognóstico de mais fome ainda para as famílias de pescadores do Município que vivem exclusivamente dessa atividade, a despeito do lixo e dejetos oriundos das cidades ribeirinhas e dos rios que nesta Lagoa deságuam.
É preciso conhecimento e determinação política das autoridades locais para amenizar essa catástrofe ambiental que se avoluma. Bem fácil de logo pescarem até tubarão comedor de gente…