Um tamanduá fez uma “visita” a moradores de Marechal Deodoro, em uma região próxima a uma entidade da polícia alagoana, na zona urbana da cidade, na manhã desta terça-feira (15). O animal foi resgatado pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e encaminhado à sede do Ibama.
Segundo o sargento André Ramos, do BPA, a população entrou em contato com a equipe para avisar sobre a presença do bicho, que estava acuado num local usado para armazenamento de produtos. Ele teria saído de uma mata que fica numa distância de 800 metros do local.
“Acreditamos que, como é uma época de queimadas de canaviais, os bichos estão saindo do seu habitat natural e aparecendo na civilização. Semana passada, teve o resgate de uma jiboia, que estava queimada, inclusive, mas foi retirada com vida”, iniciou.
“Hoje tivemos essa ocorrência com o tamanduá. Ele não estava agressivo, o resgate foi tranquilo. Acreditamos que ele saiu da mata, que fica a 800 metros da área urbana, por esse motivo de queimadas, há uma usina próxima”, continuou o militar.
A equipe do BPA utilizou pinças com ganchos para retirar o tamanduá e colocá-lo em uma gaiola de contenção. No fim da manhã, ele foi levado para a sede do Ibama. Depois, o animal deve ser reconduzido ao habitat natural.
A orientação para a população segue a de não tentar remover os animais por conta própria, e sim, acionar um órgão competente para o serviço.
Macaco em Satuba
Esse foi mais um caso envolvendo animal silvestre em área urbana na Grande Maceió. Na manhã desta terça (15), o macaco bugio reapareceu no Povoado Lindóia, na zona rural de Satuba, na região metropolitana de Maceió. Ele já tinha sido visto pela população na última semana por telhados de casos. Há relatos de que o primata teria levado uma galinha de uma casa.
A presença do macaco não passou despercebida graças a um barulho característico, uma vez que o animal é conhecido como “macaco roncador“. Moradores do povoado fizeram novos vídeos para registrar a passagem no bugio. Em um dos vídeos, um homem tenta chamar a atenção do animal, mas é esnobado. “Ei, bonitão. Vire as costas não, estou falando com você”, brinca o morador.
0 Comentários