Quem chegar no povoado Pedras, que fica situado as margens da lagoa Manguaba em Marechal Deodoro e perguntar pelo pescador Adelson da Silva, provavelmente ninguém saberá responder de quem se trata. Agora se perguntar por ‘Soldado’, a informação sobre ele será garantida.
Há décadas tirando o sustento da família com os frutos deste importante ecossistema, o pescador tem ido muito além do que simplesmente explorar economicamente a Manguaba. Ele aprendeu a preservá-la, para que as gerações futuras possam usufruir desta natureza exuberante.
Preocupado com a grande quantidade de lixo que vem gradativamente se acumulando em toda extensão da lagoa, Soldado tem sido incansável na tentativa de despertar nos demais profissionais da pesca o interesse pela causa ambiental.
Causa está que ele já vem envolvendo os seus netos, despertando desde criança a preocupação em manter o meio ambiente em equilíbrio. Adelson inclusive ganhou o título de Vovô guardião das lagoas.
Assista no vídeo:
Olá! Parabéns pelo trabalho maravilhoso que faz pra ajudar a natureza, é verdade ainda temos que vê pessoas com uma mentalidade ruim em fazer uma coisa dessa jogar lixo nos rios, no mar e lagoas a maioria do ser humano e de ficil de lidar já vi aqui na ponte de taperagua onde chama beirada do rio, quando passei pra o centro de marechal na primeira ponte da beirada do rio vi pessoas jogando bolsa de lixo pra dentro do rio da ponte são pessoas que sabe que o carro do lixo passa aqui em taperagua e não coloca p o carro levar prefere joga na água dentro do rio, fiquei surpresa com o que vi.
Parabéns ao soldado e seus netos, exemplo a ser seguido