Da Redação
Para mostrar a situação em que se encontra a prainha da Barra Nova, que com o avanço da maré e o grande volume de água recebido pela lagoa Manguaba na última enchente foi praticamente devastada, a equipe do Portal MN esteve na manhã deste sábado (24), naquela localidade.
No trecho por onde antes circulavam canoas, lanchas e outros transportes náuticos, agora o que se ver é um enorme banco de areia que isolou um trecho da lagoa. A força da ressaca do mar fez abrir ainda uma nova passagem para o avanço das águas do oceano, denominada pelos populares de “boca da barra”.
Também visitamos o povoado da Massagueira e a orla lagunar deodorense, onde o grande volume de água da Manguaba já voltou a invadir o calçadão destinado ao passeio público e a Avenida Santa Maria Madalena.
No final do mês de maio de 2017, a cidade de Marechal Deodoro sofreu com as fortes chuvas e a enchente da lagoa que deixou mais de 6 mil pessoas desabrigadas.
Fotos: Gabriel Monteiro
Confira no vídeo:
É necessário e urgente que aprendamos a viver em paz com a Natureza. Os projetos devem ser cuidadosos. Nem sempre mais é melhor. Nem sempre a barramar e o dique vão funcionar. As mudanças climáticas chegaram, É loucura invadir território das lagoas como a do Mundaú em Maceió ou das baÍas como a de Guanabara (RJ).
tem algum giro do Francês ?