Da Redação
Uma sugestão de matéria que havia sido repassada ao site Marechal Notícias por alguns internautas, foi concretizada na manhã deste último domingo, com o apoio do grupo de motociclistas “Aloprados da Marexa”.
Juntos para produzir o vídeo que mostra as condições de alguns dos rios que abastecem a região central da cidade de Marechal Deodoro, foi possível seguir desde a nascente do Rio Estiva, na localidade conhecida como “Duas Bocas”, dentro de um trecho bem conservado de mata atlântica, passando ainda pelos rios da Bueira, Catita e da Ponte, até chegar na área urbana, próximo de onde acontece a captação do SAAE.
O que presenciamos foi muita degradação ambiental, causada principalmente pela destruição da mata ciliar, erosão e carreamento de areia para o leito dos rios, além da extração irregular de minério. Alguns dos pontos visitados já foram atrações naturais da antiga capital dos alagoanos, a exemplo do rio da Catita.
Fizemos também uma parada no tradicional Bar do Zé Lúcio que fica no povoado Tuquanduba. Ao longo de seus quase 80 anos de idade, “Seu Zé” como é mais conhecido, falou um pouco do que estes rios representavam para a região nos tempos áureos e sem poluição.
Esta reportagem foi feita justamente na semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, e deverá servir de alerta para que a sociedade reflita sobre a importância da preservação dos ecossistemas. Uma forma mínima de se contribuir para que ações sejam desencadeadas posteriormente, evitando danos ambientais ainda maiores para estes importantes mananciais.
Ao longo de todo percurso, do povoado Saco ao bairro do Carmo, pudemos observar o quanto a poluição e retirada da vegetação as margens dos rios afetou a qualidade da água. De límpida e cristalina na nascente, encerramos a matéria com a triste imagem do rio Estiva agonizando, na descida da ladeira que dá acesso a “Baixa da Sapa”, onde até cavalos são lavados diretamente dentro o rio.
Já na área urbana, o grupo composto por cerca de 15 motos e três veículos, realizou um buzinaço, como forma de alertar a sociedade deodorense e os órgãos públicos para esta causa.
O MN lembra que apesar das condições em que se encontra o rio próximo a captação do SAAE, a autarquia pública municipal oferece todo tratamento adequado para que o líquido chegue as torneiras dos usuários do sistema em condições de potabilidade ideais para o consumo humano.
Agradecimentos: NAC Segurança, Gago Lopes, Aloísio do Mercadinho e Miguel.
Parabéns companheiro pela excelente reportagem , isto sim é um alerta a toda a população deodorense , vamos cuidar melhor dos nossos rios em prol de nossos filhos , mais uma vez parabéns a todos , André Marechal e todos os aloprados da Marexa.
André você esta de parabéns por essa matéria,fiquei surpreso em ver a situação do Rio da Catita que fez parte de minha infância,é uma pena a situação que chegou.
é um grande alerta para população de marechal, pois nossa água estar acabando mas vc esqueceu de mencionar um pequeno detalhe a prefeitura de Marechal Deodoro têm uma grande parcela de culpa, faço um convite ao marechal noticia a dar uma olhada no lixão de marechal e ver o quer estar escorrendo para dentro do rio…espero ver essa materia no seu site, ou vc têm medo do prefeito.
O prefeito pode ser seu pai, meu não. Poderia excluir seu comentário, mais prefiro postá-lo para que os demais internautas possam ver com que tipo de “crítica” lidamos diariamente. Sua colocação poderia ser melhor aproveitada, se não fosse esse final medíocre, típico de uma pessoa que não merece respeito algum de minha parte.
Doideira os comentários da galera ^^