Uma reunião ocorrida na manhã desta terça-feira, dia 08, na Câmara Municipal de Marechal Deodoro, reuniu vereadores, diretores de escolas e a Secretaria Municipal de Educação para juntos discutirem os problemas enfrentados nas instituições de ensino no município.
Uma comissão formada pelos vereadores Júnior Lopes, Jorge Mello e Cacau estiveram anteriormente em vários povoados e também no centro histórico deodorense verificando as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação e pelos alunos das unidades de ensino neste ano de 2014.
De acordo com o relatório apresentado pelos edis, foi constatado uma série de problemas, principalmente no que diz relação a infraestrutura dos prédios, capazes de prejudicar o bom desenvolvimento das aulas e consequentemente o processo ensino-aprendizagem.
Falta de ventiladores, banheiros danificados e falta de professores foram os principais itens observados na maioria das escolas. Os dois primeiros geralmente ligados a falta de manutenção ou atos de vandalismo como foi debatido.
O encontro gerou discussões em torno de quem seria a culpa. Cada uma das partes envolvidas na discussão explanou seus argumentos para tentar explicar tal situação.
A Secretária de Educação, professora Flávia Célia, falou sobre os avanços conquistados pela pasta da educação ao longo dos últimos quatro anos. Ela citou que só neste período cerca de 800 ventiladores foram comprados e que durante a manutenção dos mesmos ficou constatado que a ação de vândalos havia danificados muitos deles.
Ainda de acordo com a secretária, vários objetos foram retirados de dentro dos equipamentos, desde um simples pedaço de papel até pedaços de chiclete. O mesmo acontece com a rede hidráulica de muitas escolas, com canos entupidos pelos mais variados materiais.
Contratação de professores
Um outro problema sério constatado pela comissão de vereadores foi a falta de professores. Neste sentido, a secretária argumentou que a contratação de monitores foi suspensa a pedido da justiça e que os aprovados em concurso já estão sendo convocados para assumirem seus respectivos cargos.
A questão é que seguindo os tramites legais, a incorporação dos mesmos ainda deve durar pelo menos de um a dois meses.
Escolas consideradas críticas
As unidades de ensino do Gravataí e a Escolinha localizada na rua da Matriz foram consideradas pelos vereadores como sendo as duas onde a situação estava mais crítica.
As falhas na primeira se daria na falta de condições do prédio como um todo, enquanto na segunda precisava de diversos itens para melhor atender as crianças que frequentam a creche.
Dentro de aproximadamente um mês, o grupo volta se reunir para verificar que avanços foram feitos depois da apresentação deste relatório.
Também participaram da reunião representantes do Conselho Tutelar e o presidente do SINMAD, José Ronaldo de Sena.
Fotos: André do MN
esta reunião foi para saber o dia da outra reunião, kkkkkkkkk, só termina em pizza, aí eu choro.
André acho que você se enganou, a Secretária Flavia não é e nunca foi professora, e sim advogada.