Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, lançou uma nota explicando a população sobre como está sendo realizada a Campanha de Vacinação Influenza 2020, referente ao público alvo e datas de vacinação.
Tendo iniciado no dia 23 de março, a campanha está sendo realizada em três etapas. A primeira etapa segue até o dia 14 de abril, em que já foram vacinados cerca de 3,5 mil idosos e 897 trabalhadores da saúde. A meta é vacinar cerca de 90% do público alvo, bem como as demais categorias. Sendo assim, a atual prioridade é vacinar os idosos cadastrados no E-SUS e trabalhadores atuando em Marechal Deodoro.
Já na segunda etapa, que vai de 16 de abril à 08 de maio, serão vacinados professores, profissionais de força de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas e deficientes. Na terceira e última etapa, a partir de n09 de maio, serão imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes, puérperas e adultos de 55 à 59 anos.
Na nota, a Secretaria de Saúde ressalta ainda que após alcance de meta para o público alvo em marechal Deodoro, bem como ocorrendo sobra de vacinas no final das etapas, serão vacinadas as pessoas que não são cadastradas no E-SUS.
A Coordenação de Vigilância Epidemiológica pede a compreensão de todos os envolvidos de forma direta ou indireta nesta campanha, reforçando que o setor está recebendo vacinas por cota, ou seja, em poucas quantidades, devido a grande demanda nacional. Desta forma, o município está dividindo as quantidades para que todos possam ser contemplados.
Eu quero saber quando eu vou ser vacinado, eu moro no loteamento Búzios do Françês e tenho 66 anos