Dos 12 municípios alagoanos que receberam as doses de vacinas contra a dengue, oito já começaram a aplicar em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade. O envio dos imunizantes foi feito pelo Ministério da Saúde.
O Estado recebeu no último dia 26 de abril 22.180 doses para serem aplicadas, inicialmente, nos 12 municípios que fazem parte da I Região da Saúde.
O imunizante Qdenga ficou armazenado na sede do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), em Maceió, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), até ser encaminhado aos municípios. No total, o Estado receberá 88.694 doses.
A imunização já começou a ser aplicada em Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, Barra de São Miguel e Flexeiras.
Em Marechal Deodoro, a Secretaria de Saúde do Município informou à TV Gazeta que a expectativa é de utilizar 4.700 doses no público-alvo.
Faltam ainda começar a imunização as cidades de Barra de Santo Antônio, Maceió, Pilar e Rio Largo, que também foram contempladas com a primeira remessa das doses.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a recomendação é que os municípios atinjam a meta de vacinação, que é de 90% do público-alvo. Além disso, os municípios devem atender o esquema vacinal, que são duas doses: ao tomar a primeira, é necessário esperar 90 dias para receber a segunda dose.
A vacinação, segundo a Sesau, deve ser aplicada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
O último Boletim Epidemiológico divulgado pela Sesau aponta que Alagoas teve, de janeiro a 6 de maio deste ano, 8.261 casos suspeitos de dengue notificados. Desse total, 4.535 foram confirmados.
No mesmo período do ano passado, o órgão estadual recebeu 2.736 casos suspeitos notificados, confirmando 1.690 deles.
Neste ano, Alagoas confirmou três óbitos, em Atalaia, Viçosa e Porto de Pedras. Outras sete mortes suspeitas estão sendo investigadas.
0 Comentários