Da Redação
O tempo quente e seco, típico do verão nordestino, embora estejamos na em plena primavera, pode desencadear uma série de problemas ambientais que se não forem controlados a tempo, podem provocar grandes danos.
O site Marechal Notícias há tempos vem alertando para o aumento no número de queimadas na região do Francês, Pedras e Cabreiras, localidades mais afetadas pelo fenômeno, que pode ter causas naturais ou devido a ação humana.
Neste sábado (08), fomos alertados por alguns internautas que uma grande extensão de vegetação localizada as margens da AL-215, entre as Pedras e o Porto Grande, entrou em combustão mais uma vez e provocou um incêndio que chegou bem próximo da rodovia. A fumaça inclusive diminuiu para quase zero a visibilidades de quem trafegava na região.
Um vídeo foi enviado para o portal MN, mostrando o perigo dessas queimadas.
Quem presenciar fatos como este, podem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.
Assista o vídeo abaixo:
Retificando, o termo correto é INCÊNDIO e não queimada!
Diferença abaixo:
Queimadas: A queimada é uma antiga prática agropastoril ou florestal que utiliza o fogo de forma controlada para viabilizar a agricultura ou renovar as pastagens. A queimada deve ser feita sob determinadas condições ambientais que permitam que o fogo se mantenha confinado à área que será utilizada para a agricultura ou pecuária.
Incêndio Florestal: É o fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo tanto ser provocado pelo homem (intencional ou negligência), quanto por uma causa natural, como os raios solares, por exemplo.
fonte:http://esferaambiental.blogspot.com.br/2010/08/queimadas-e-incendios-florestais.html