Da Redação
Uma tartaruga foi capturada por um pescador na Lagoa Manguaba nesta sexta-feira (28), nas proximidades do “Porto do Cavalo” em Taperaguá. Ao arremessar sua tarrafa, o homem se assustou ao ver que havia capturado uma espécie da fauna marinha em pleno estuário lagunar.
Devido ao seu tamanho, supõe-se que trata de uma jovem espécie Lepidochelys olivacea, ou tartaruga Oliva. O animal atraiu a atenção das crianças da comunidade da Rua do Campo, que ficaram admiradas com a mesma.
Não é comum uma espécie marinha adentrar em um estuário lagunar, porém quando acontece o risco é enorme, principalmente para estas espécies que podem ficar presas as redes de pesca e acabarem morrendo afogadas. As tartarugas precisam vir a tona, ou seja, fora da água constantemente para respirar o ar atmosférico, já que possuem algo semelhante aos pulmões nos seres humanos.
O redator do site Marechal Notícias esteve no local, resgatou a tartaruga e entrou em contato com órgãos ambientais para providenciarem a remoção do animal para a sede do IBAMA.
Policiais militares do BPA atenderam a solicitação e encaminharam o animal para o Centro de Triagem de Animais Silvestres em Maceió.
Fotos: André Marechal/Simone Silva
0 Comentários