Cláudia Valência, servidora da secretaria de saúde e lotada no posto do povoado de Pedras, em Marechal Deodoro fez um protesto solitário na manhã desta quinta-feira (01), em ao prédio da frente á prefeitura. Ela reclamava do corte do incentivo em seu salário, a exemplo do que aconteceu com outros agentes de saúde do município.
Na semana passada o Prefeito Cristiano Matheus exonerou funcionários de cargo em comissão, cortou vantagens dos servidores como acréscimo por função gratificada, suspendeu horas extras, devolveu carros alugados e cancelou alguns contratos de prestação de serviços.
Em nota, o prefeito explica que a medida foi necessária para que o município pudesse ter um equilíbrio nas contas. Pois há vários meses está havendo uma redução drástica no repasse dos valores do Fundo de Participação dos Municípios. E que esta redução tem sido motivo de reclamação por parte de prefeitos de várias cidades Alagoanas. Que inclusive estiveram em Brasília nesta semana para reclamar junto ao Governo Federal.
Matheus explica também que desde o primeiro mês de sua gestão, o servidor público tem recebido seu salário em dia. E que pretende manter a política de austeridade nas cotas públicas para que compromissos como o pagamento em dia do servidor continue sendo cumprido rigorosamente.
A respeito do protesto solitário desta manhã, Cristiano Matheus explica que entende a revolta da servidora. “Esta situação dá uma noção exata do que está acontecendo em todas as prefeituras de Alagoas”, diz Cristiano Matheus, que se coloca à disposição para o diálogo. Como sempre manteve com o servidor público.
MN com ASCOM da PMMD
A desculpa agora é a diminuição do FPM. Justamente agora que ele foi eleito!
Quero ver se todos os servidores tiveram suas gratificações cortadas, inclusive os que puxaram o saco do mesmo, ou se está havendo retaliação para os que ousaram usar a democracia e enfrentá-lo nas urnas. Se realmente o prefeito estivesse gerido bem os recursos não estaria havendo essa “caça às bruxas” independente de diminuição dos repasses do FPM o que não é desculpa.
Ps: André, eu o conheço há muito tempo e sei do seu caráter, peço para que não censure os comentários de quem quer que seja. Um forte e fraterno abraço!