A limpeza tem como objetivo remover a vegetação acumulada nas margens dos rios para evitar problemas na vazão da água
Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves – Secom/PMMD
A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), está realizando uma série de ações para dar melhorias aos deodorenses. Desta vez, as equipes do SAAE estão realizando limpeza no rio da Catita, com o objetivo de remover a vegetação acumulada ás margens do rio e melhorar a vazão da água.
O acumulo de vegetação no rio é grande e acaba gerando bloqueios na passagem da água, reduzindo a vazão. O tempo mínimo para realizar a limpeza é de pelo menos seis meses, e segundo o SAAE, o rio estava sem essa limpeza há muito tempo. O trabalho começou há dois meses e, a partir de agora, será periódico.
Segundo o Superintende do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Neilson Costa, com a retirada da vegetação, a vazão vai melhorar e assim evitar a falta de água no município.
“Nossas equipes estão retirando todos os ramalhos para que isso não atrapalhe o fornecimento da água para as casas e não atrapalhe a vazão da água. Ainda estamos realizando uma série de ações por todo o município, para evitar a falta de água e dar melhorias para os deodorenses”, disse.
Gente, queria saber o motivo da falta de água todos os dias em nossa cidade, coisa nunca vista, sou morador do centro e não lembro de ter acontecido esse fato antes.
ESTÃO FAZENDO O QUE SEMPRE FOI FEITO NOS TEMPOS PASSADOS, OS RIOS ERAM SEMPRE LIMPOS ANTES DO INVERNO MAS ESQUECERAM AGORA LEMBRARAM ISSO É BOM. DIAS PASSADOS FUI NO RIO DA PONTE QUE FICA ABAIXO DO RIO CATITA VI COISA DE CORTAR O CORAÇÃO A SUJEIRA É GRANDE ALGUNS TEMPOS PASSADOS AQUELE RIO ERA LIMPO QUE SE VIA OS PEIXES PASSANDO.
O TRABALHO É JUSTAMENTE ESSE, SOMOS RICO EM ÁGUA, NÃO ADIANTA TOMAR OUTRAS PROVIDÊNCIAS, TEMOS QUE CUIDAR DO QUE É NOSSO, E PUNIR PESSOAS QUE FAZEM CONSTRUÇÃO NAS MARGENS DOS RIOS, E AINDA MAIS DESPEJAS O ESGOTO DIRETAMENTE OU INDIRETAMENTE.