Da Redação
São inúmeros os deodorenses insatisfeitos com os serviços oferecidos pelos postos de saúde espalhados pela cidade de Marechal Deodoro. A falta de medicamentos de uso contínuo, como é o caso de hipertensivos e remédios para quem tem diabetes, estariam em falta há um bom tempo.
De acordo com as denúncias que chegam diariamente ao portal MN, os pacientes que precisam destes medicamentos estão momentaneamente sem assistência por parte dos PSF’s, que por sua vez estariam com os estoques zerados.
Um outro grande problema enfrentado pela unidades de saúde, é a suspensão dos serviços de internet, essenciais para a marcação de consultas e cirurgias. Para não gerar um caos maior, funcionários agilizam este tipo de atendimento em suas residências.
Em contato com a secretária de saúde Vera Crisóstomo, fomos informados que ao assumir o órgão ela se deparou com muitas dificuldades financeiras por conta do não cumprimento de contratos e pagamentos em atraso aos fornecedores.
A gestora informou ainda que a equipe técnica está trabalhando para tentar sanar os problemas, inclusive com a compra dos medicamentos que estão em falta.
Resolver questão de internet não é problema, é uma questão de querer resolver. E como resolve? Chama a Empresa detentora da internet, paga-se o que deve, caso contrario implanta-se uma outra Empresa. É dificil? Basta Querer. Dinheiro existe. Só queremos saber até quando o deodorense vai viver de agonias. Gente competente tenho certeza nós temos.
Um outro fato sem explicação trata-se da suspensão através dos postos de saúde dos exames tipo sangue, urina, fezes e outros uma vez que são fundamentais para uma população carente existente numa cidade onde seus recursos chega ao patamar de 2º ou 3º dentre as cidade no estado de Alagoas.O Conselho Municipal de Saúde está de Olho e cobra dos Gestores uma resposta imediata para tal caos; Para isto estamos conclamando a participação de todos os conselheiros com suas presenças nas reuniões do referido conselho. Vamos transforma-lo no 1º conselho participativo não apenas do nosso Estado e sim do País. Você também é responsável. O Deodorense merece muito mais.
Graças a deus que em janeiro acaba essa administração frajuta. E que o prefeito não deixe essa cabada de vingadores com voz ativa.
A falta de iniciativa para tomar atitudes é que justifica tanta incompetência, porque não resolve o problema através de um licitação emergencial, como fizeram para locação de nova empresa de ônibus, para transportar os estudantes. Os recursos devem existir, através dos repasses do governo federal, ou dos recursos próprios do município, ou ainda dos Royalties, que podem ser utilizados sem cometer crime de responsabilidade. Essa situação da saúde/remédio, deve ter prioridade, comparando com outras despesas que estão sendo realizadas, esquecendo da saúde do cidadão.
Os deodorense espera que seja rapida a compra desses medicamentos. Porque com saúde não se brinca.