Treinamento teve como objetivo capacitar os participantes para um cenário real
Agência Alagoas
Quatros pessoas ficaram em estado grave e nove feridas, nesta quinta-feira (9), no Polo Industrial de Marechal Deodoro, no Cruzamento da Via 01 com a Via 07. O saldo foi fictício e faz parte dos números de um simulado que contou com a participação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No treinamento foi encenada uma colisão entre um caminhão que transportava ácido clorídrico e um ônibus com funcionários da Braskem.
O simulado teve como objetivo capacitar profissionais para um cenário real, com trabalho em equipe e integração das instituições. Participaram do treinamento membros da área da saúde e servidores do Corpo de Bombeiros Militar e do Samu Maceió.
Luiz Antonio Mansur, coordenador clínico de atendimento do Samu Maceió, explicou que o objetivo do simulado foi orientar como as equipes dos diversos setores devem se organizar em uma perspectiva de um desastre com várias vítimas.
Segundo ele, tanto os profissionais como a comunidade em geral podem estar expostos a situações de desastre a qualquer momento, e o treinamento ensina o que fazer para tentar se salvar, pedir socorro, além de ajudar outras pessoas que estão em volta.
“O simulado ocorreu para integrar e articular as equipes em casos de desastres. Situações que envolvem multidão tendem a aumentar o desespero, o pânico e a ansiedade. Consequentemente, outras pessoas podem estar feridas e fica mais complicado. A simulação é para que as instituições de segurança e saúde se articulem, possam dar uma resposta e se tenha o menor número possível de vítimas graves”, afirmou.
O coordenador clínico de atendimento do Samu Maceió ressaltou que o simulado serviu para treinar, inclusive, o trabalho de regulação médica do serviço.
“Após o atendimento no local, o profissional é responsável em indicar o destino para qual hospital as vítimas são levadas. Esse trabalho evita, sobretudo, o grande fluxo de pacientes nas unidades de saúde”, destacou Luiz Antonio Mansur.
Ele agradeceu a parceria com as outras instituições e lembrou que o serviço está à disposição para atuações integradas, visando à capacitação de todos os atores que podem ser envolvidos em grandes emergências.
0 Comentários