Da Redação
Considerado um dos delegados mais atuantes que já passou pelo 17º Distrito Policial, sediado na cidade de Marechal Deodoro, Jobson Cabral vinha colecionando elogios de todos os seguimentos da sociedade deodorense, pela sua atuação firme no combate ao crime organizado na cidade que é uma das campeãs no número de homicídios, em um estado que até bem pouco tempo liderava o ranking nacional da violência.
Só que uma das edições do Diário Oficial desta semana, trouxe a exoneração do até então titular da distrital, além da consequente transferência dele para atuar em outro município. Este fato pegou a todos de surpresa e se transformou no principal assunto discutido em Marechal Deodoro.
Revoltados com a situação, a Associação dos Taxistas e também representantes de outras categorias, realizaram um protesto pacífico na manhã desta sexta-feira (06). A concentração aconteceu em frente ao prédio onde funciona o 17º DP.
Eles pediam a revogação do ato administrativo que exonerou o mesmo, já que o trabalho exercido pelo delegado Jobson Cabral e equipe vinha dando resultados positivos. Vários crimes foram elucidados e diversas quadrilhas desbaratadas.
Tudo isso vale ressaltar, em parceria também com policiais militares da 5ª Cia Independente, cujo comandante, Capitão Goulart, também teria sido transferido nesta mesma semana.
“Isto é um absurdo. Transferir tanto o Delegado quanto o Capitão que vinham ajudando muito a cidade”, alertou um dos participantes do protesto. Todos eram unânimes em afirmar que essas mudanças irão refletir no aumento da criminalidade na antiga capital do estado de Alagoas.
Marechal Deodoro possui uma extensão urbana complexa, com diversos aglomerados populacionais separados um dos outros e com suas especificidades. Massagueira, Santa Rita, Barra Nova, Mucuri, Tuquanduba e toda região da Praia do Francês, além de comunidade menores, precisam do apoio das forças policiais.
Tanto a PC quanto a PM, apesar do efetivo reduzido, vinham fazendo o possível para diminuir os índices de violência, fruto do trabalho de seus comandantes.
Apoio dos vereadores
No final da manhã, após mais uma sessão da câmara, um grupo de vereadores também foi ao 17º Distrito Policial, levar apoio ao Delegado Jobson Cabral. Eles também prometeram ingressar nesta luta para que a Secretaria de Defesa Social e Ressocialização (SEDRES), volte atrás no remanejamento do delegado.
Também ainda no final do período matutino, os taxistas saíram em carreata pelo centro da cidade, em direção ao ponto de trabalho dos mesmos, que fica no Cais da Lancha.
Vale lembrar que foi Jobson Cabral quem conseguiu localizar e prender no sul do país, um criminoso foragido da justiça. Ele era acusado de assassinar um taxista do município durante uma corrida entre o Francês e o centro histórico deodorense, quando o acusado seguiu com o profissional em direção a Usina Sumaúma e lá o executou com várias facadas.
Fotos: André Marechal
Conheço o delegado Jobson e ele desempenha muitíssimo bem seu papel..
Homem de fibra e coragem! Bandido pra ele não tem vez.
Seu trabalho parece muito com o inesquecível Coronel Amaral.