
Oferecer cuidados domiciliares a pacientes que necessitam de atenção contínua. Esta é a premissa do programa Melhor em Casa, uma importante iniciativa do município de Marechal Deodoro, reforçando a importância desse suporte não apenas para a saúde física, mas também para o bem-estar emocional dos pacientes.
Dona Maria Olinda, residente do Francês, pode comprovar a eficiência do programa, ao receber uma visita da equipe de saúde no dia do seu aniversário de 83 anos. Além de uma avaliação do estado de saúde da paciente, oferecendo os cuidados necessários, a equipe proporcionou um momento de atenção e afeto, com músicas e um parabéns especial para dona Maria Olinda.
Thaise Monique, uma das nutricionistas do Melhor em Casa enfatizou a importância desse cuidado completo, inclusive com as visitas aos domicílios dos pacientes. “Nós, como equipe de saúde, sentimos uma enorme realização em ajudar esses pacientes. Ao estabilizá-los e devolvê-los à UBS, onde poderão continuar seu tratamento, conseguimos proporcionar uma nova perspectiva de vida”, explica a nutricionista.
O programa
O processo de participação no Melhor em Casa inicia-se com uma avaliação solicitada pela equipe de saúde do município, que se desloca até a residência do paciente. Caso ele atenda aos critérios estipulados, é admitido no programa e recebe acompanhamento domiciliar, que geralmente dura entre dois a três meses. Este suporte é fundamental para complementar o atendimento oferecido pelo hospital e pelas Unidades Básicas de Saúde.
Durante o acompanhamento, os pacientes recebem atenção de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas e assistentes sociais. O atendimento é realizado semanalmente, sendo programado de acordo com as necessidades e gravidade da condição de cada paciente. Com a continuidade do Programa Melhor em Casa, os profissionais de saúde têm a oportunidade de construir vínculos significativos com os pacientes e suas famílias, proporcionando não apenas cuidados, mas também suporte emocional.
O Melhor em Casa exemplifica o compromisso da gestão do prefeito André Bocão, dando continuidade ao programa para proporcionar um atendimento de qualidade e humanizado. Ao levar saúde diretamente ao lar dos pacientes, o acesso ao cuidado necessário é garantido a todos, promovendo a recuperação e a dignidade dos cidadãos deodorenses. Para mais informações sobre como acessar o programa, entre em contato com a nossa Secretaria de Saúde.
0 Comentários