Fátima Amorim e Socorro Santos debatem visões de docentes e diretores sobre o Proeja
Intitulado “O ‘lado oculto’ da cultura escolar no/do Proeja”, o capítulo escrito pelas professoras Fátima Amorim e Socorro Santos, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Marechal Deodoro, faz parte da coletânea de artigos organizados no livro “Educação e Cultura Escolar: Focus Contemporâneos”.
O livro, lançado pela Edufal, foi organizado pelos professores Paulo Marinho, da Universidade do Porto, e Marinaide Freitas, da Ufal. O artigo escrito pelas professoras do Ifal parte de uma pesquisa com professores e diretores do Campus Marechal Deodoro, a partir da pergunta: “Como você vê os estudantes do Proeja na escola?”.
As respostas foram analisadas a partir do pensamento do pesquisador português Santos Guerra e mostra contrastes entre discursos oficiais e a realidade cultural vivida por estudantes do programa de Educação de Jovens e Adultos no campus.
Para Fátima Amorim, ainda há poucas publicações no Brasil sobre cultura organizacional escolar, muitas delas baseadas em estudos de Portugal. “Este é um livro híbrido, com autores brasileiros e portugueses. São os pontos de vista de vários autores sobre a mesma temática, com uma gama maior de intenções, vivências, experiências e recomendações. Queremos lançar o livro em Marechal Deodoro no início de 2019”, explica Fátima.
Ascom/Ifal
0 Comentários