Como estimular a leitura entre estudantes do Ensino Médio, cada vez mais conectados a outras atividades na internet e ainda afetados pela pandemia? Uma forma encontrada pela professora Ana Lady da Silva, do Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro, foi premiar com livros os estudantes com as melhores notas na disciplina de Língua Portuguesa, além de promover um concurso de haicai entre eles.
Os participantes são da turma de 1º ano do curso técnico em Guia de Turismo, ingressantes em 2021. Após somadas as notas finais dos bimestres, Ana Lady classificou os seis primeiros colocados: os três primeiros ganharam livros, cujos títulos foram escolhidos pelos próprios alunos e alunas; os outros três receberam certificados de participação e outros mimos.
Tudo comprado com verba própria, explica a professora, para valorizar os esforços estudantis, principalmente durante o difícil período de ensino remoto emergencial. “Quero incentivá-los sempre à leitura. E o melhor de tudo é presenteá-los, é sempre bom fazer alguém feliz. Se eu pudesse, daria um livro a cada um/a”, diz Ana Lady, que é mestra em estudos literários.
A ação de ensino já é tradicional nas aulas de Língua Portuguesa ministradas pela docente, mas esse ano ganhou um novo reforço, com as estudantes Amanda Monte e Bárbara Lobo, estagiárias do curso de Licenciatura em Letras do Ifal – Campus Maceió. As duas participaram da seleção e premiação dos melhores haicais produzidos pelos estudantes, que também foram premiados com livros e kits escolares.
A estudante Lorena Martins, premiada como a maior nota da turma, conta que se surpreendeu com o próprio desempenho na disciplina e agora quer se dedicar ainda mais aos estudos. “Com o tempo, estudar traz coisas muito positivas para nossas vidas. Sobre a premiação, é gratificante ver que meu esforço foi reconhecido, afinal foi necessário realmente me dedicar nos estudos e no final ser contemplada é algo que deixa realmente um sentimento forte de orgulho. Espero que mais oportunidades possam vir e mais alunos consigam ser contemplados da mesma forma”.
Leia os poemas vencedores no site da escola: marechal.ifal.edu.br.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.